Queda de avião em Vinhedo, suspensão do X e morte de Silvio Santos; confira retrospectiva de agosto
Confira os principais fatos do mês em 2024
Foto: Farol da Bahia
O ano de 2024 foi marcado pelo aumento das tensões ao redor do mundo, por tragédias climáticas que afetaram milhares de pessoas e pela perda de ícones da cultura brasileira.
As eleições municipais também movimentaram o Brasil e diversas outras nações, como os Estados Unidos.
Em meio a tantos acontecimentos, o Farol da Bahia preparou uma retrospectiva com os principais acontecimentos de cada mês do ano.
Confira os principais acontecimentos de agosto:
Mundo
Kamala Harris confirmada candidata democrata
No dia 2 de agosto, o Partido Democrata confirmou a indicação da então vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, para a disputa da presidência do país. Ela conseguiu a maioria dos votos dos delegados na votação online que começou, informou o porta-voz do partido.
Através das suas redes sociais, Kamala agradeceu a escolha. "Estou honrada em ser a candidata democrata para presidente dos Estados Unidos. Aceitarei oficialmente a nomeação na semana que vem. Esta campanha é sobre pessoas se unindo, movidas pelo amor ao país, para lutar pelo melhor que nós somos", disse.
A vice-presidente se tornou favorita à disputa pela presidência dos EUA, após a desistência de Joe Biden. Ele foi pressionado por políticos e democratas após o desempenho ruim no primeiro debate contra o candidato republicano Donald Trump, que levou a questionamentos sobre sua capacidade física de seguir no pleito.
Suprema Corte chancela vitória de Maduro na Venezuela
A corte solicitou que poder eleitoral do país publique os resultados no Diário Oficial. O poder eleitoral indica que Maduro venceu com quase 52% dos votos. No entanto, o resultado não contou com a divulgação das atas, os comprovantes de votação.
A suprema corte foi acionada por Maduro a contestação dos resultados pela oposição e por boa parte da comunidade internacional.
"Com base nos resultados do processo de auditoria, concluímos que os boletins emitidos pelo Conselho Nacional Eleitoral estão respaldados pela atas emitidas pelas máquinas de votação e, assim, essas atas mantêm plena coincidência com os registros das bases de dados dos centros nacionais de totalização", diz um trecho lido da decisão.
Sete pessoas morrem em naufrágio de iate na Itália
No dia 19 de agosto, um iate naufragou no mar de Palermo, na Itália. Sete pessoas morreram.
A primeira vítima foi identificada como Recaldo Thomas, chef de cozinha no iate. Também foram resgatados os corpos de: Mike Lynch; Jonathan Bloomer, presidente do Morgan Stanley International, e sua esposa Judy; e de Chris Morvillo, um advogado dos Estados Unidos, e sua esposa Neda.
No total, 22 pessoas estavam no iate de 56 metros de comprimento. O barco de luxo estava ancorado no porto de Porticello, perto de Palermo, quando virou durante uma forte tempestade.
Brasil
Moraes determina suspenção do X no Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, no dia 30 de agosto, a suspensão da rede social X (antigo Twitter).
A decisão ocorreu após a empresa não obedecer a uma ordem de Moraes de nomear um representante legal no Brasil. Ao suspender o X, Moraes disse que a rede agiu para instituir um ambiente de "terra sem lei" no Brasil.
"[Após] os reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais e inadimplemento das multas diárias aplicadas, além da tentativa de não se submeter ao ordenamento jurídico e ao Poder Judiciário brasileiros, para instituir um ambiente de total impunidade e 'terra sem lei' nas redes sociais brasileiras, inclusive durante as eleições municipais de 2024", escreveu Moraes.
Além da suspensão, Moraes impôs uma multa diária de R$ 50 mil para qualquer pessoa ou empresa que tentar acessar o X por meio de subterfúgios como VPNs.
Após o cumprimento de várias determinações da justiça brasileira, a rede social voltou ao ar no dia 8 de outubro.
Queda de avião em Vinhedo
Um avião da Voepass com 62 pessoas (58 passageiros e 4 tripulantes) a bordo caiu em um condomínio em Vinhedo, interior de São Paulo. Não houve sobreviventes.
O acidente aéreo é o com maior número de vítimas desde a tragédia da TAM, em 2007 no Aeroporto de Congonhas, quando houve 199 mortos.
O avião, que viajava de Cascavel (PR) para Guarulhos (Grande São Paulo).
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20, mas a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas da torre de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas.
A formação de gelo nas asas da aeronave foi uma das hipóteses levantadas por especialistas que poderiam explicar a queda da aeronave.
Morre o apresentador Silvio Santos, aos 93 anos
No dia 17 de agosto, o Brasil perdeu um de seus maiores comunicadores. Silvio Santos morreu aos 93 anos no Hospital Albert Einstein, onde estava internado, em São Paulo.
O apresentador tinha voltado à unidade hospitalar no início do mês, dias depois de receber alta médica devido a um quadro de H1N1. Silvio deixou esposa e seis filhas.
Ele foi um dos maiores nomes da televisão brasileira, à frente do Programa Silvio Santos, que comandava desde 1963, e do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, que entrou no ar em 1981.
Silvio Santos nasceu com o nome de batismo Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. O nome artístico surgiu quando a carreira no rádio e televisão virou uma opção para o vendedor aumentar seus lucros.
Aos 14 anos, Silvio iniciou a carreira como camelô. Vendia capas de plástico para guardar títulos de eleitor. Seu talento para a comunicação logo o levou ao rádio, mas ele decidiu voltar a trabalhar como ambulante, onde ganhava mais. Foi convocado pelo Exército aos 18 anos e passou a servir na Escola de Paraquedistas. Como a carreira de camelô era incompatível com a de militar, trabalhou como locutor em uma rádio de Niterói nos dias de folga para complementar a renda.
Depois da parceria com Manoel da Nóbrega, Silvio estreou nas telinhas em 1962, no programa Vamos Brincar de Forca, na TV Paulista. Dono do SBT, ele estava afastado da televisão havia quase 2 anos, desde setembro de 2022.
Bahia
Delegado morta por ex-companheiro
Uma mulher foi encontrada morta no dia 11 de agosto dentro do próprio carro, em uma área de mata, no município de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador. A vítima foi identificada como Patrícia Neves Jackes Aires, de 39 anos, delegada da Polícia Civil.
O principal suspeito do crime é o ex-companheiro da vítima Tancredo Neves Felicidade de Arruda, que foi preso em flagrante. Ele já havia sido detido em maio deste ano por agredi-la.
Na época dos primeiros registros de agressão, a mulher chegou a solicitar uma medida protetiva, mas tempo depois o casal se reconciliou. Neste meio tempo, ele chegou a ser preso em flagrante por agressões à delegada, mas foi solto após decisão da Justiça.
Tancredo Neves apresentou duas versões à polícia. Na primeira, o homem afirmou que ele e a delegada haviam sido sequestrados na noite do dia 10 de agosto, na região de Amélia Rodrigues. Ele contou que havia sido liberado pelos supostos sequestradores, enquanto Patrícia continuou sob controle dos criminosos.
Na segunda versão, ele disse que os dois saíram para beber em Santo Antônio de Jesus, e Patrícia ficou alcoolizada. No meio do trajeto, ele afirmou a ela que os dois precisavam repensar a relação, momento em que Patrícia teria ficado descontrolada e ameaçado ele e a família dele.
Ainda conforme a versão do homem, Patrícia começou a bater dele, que usou o cinto de segurança no pescoço dela. Segundo ele, o objetivo não era matar a delegada, e sim fazer com que ela parasse as agressões.
Marcelo Castro se torna réu golpe do pix
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) tornou réu o jornalista Marcelo Castro e outras 12 pessoas pelo “golpe do pix” - esquema de desvio de doações para pessoas doentes e com dificuldades financeiras em um programa de televisão.
A lista de denunciados são:
MARCELO VALTER AMORIM MATOS LYRIO CASTRO
JAMERSON BIRINDIBA OLIVEIRA
CARLOS EDUARDO DO SACRAMENTO MARQUES SANTIAGO DE JESUS
LUCAS COSTA SANTOS
JAKSON DA SILVA DE JESUS
DANIELE CRISTINA DA SILVA MONTEIRO
DEBORA CRISTINA DA SILVA MONTEIRO
RUTE CRUZ DA COSTA
GERSON SANTOS SANTANA JUNIOR
ENEIDA SENA COUTO
THAIS PACHECO DA COSTA
ALESSANDRA SILVA OLIVEIRA DE JESUS
A decisão também determinou a indisponibilidade de bens de Marcelo Castro, Jamerson Oliveira e Lucas Santos, no valor de R$ 607.143,78. Além disso, foi determinada a suspensão do porte de arma de castro.
Os réus também foram proibidos de:
se ausentar da Comarca de Salvador por período superior a sete dias, sem prévia autorização;
sair do território brasileiro sem autorização;
manter contato com as vítimas ou seus familiares, pessoalmente ou através de telefones, e-mails ou redes sociais.
Salvador
Motociclista por aplicativos é morto a tiros em Salvador
No dia 29 de agosto, um motociclista por aplicativo foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto no bairro de Sete Portas, em Salvador. A vítima foi identificada como Kevin Pereira Piedade, de 24 anos.
O crime aconteceu na Avenida José Joaquim Seabra, quando Kevin parou a motocicleta próximo a uma lanchonete.
No dia seguinte, um grupo de motociclistas realizaram uma manifestação na Avenida Antônio Neto Magalhães (ACM). Os manifestantes pediam mais segurança para a classe.
Imagens:
Polly Irungu/Official White House Photo
Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
Divulgação/Perini Navi
Pexels | Pixabay | Fabio Rodrigues/Agência Brasil
Reprodução
Lourival Ribeiro/SBT/Divulgação
Reprodução/Redes sociais
Divulgação
Reprodução