Política

Quem causar tumulto em dia de eleição poderá ser preso, avisa TRE-RJ

Declaração foi feita pelo presidente do tribunal, o desembargador Elton Leme

Por Da Redação
Ás

Quem causar tumulto em dia de eleição poderá ser preso, avisa TRE-RJ

Foto: Antonio Augusto/TSE

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Elton Leme, afirmou que quem causar tumulto no dia da eleição vai correr o risco de ser preso em flagrante por crime eleitoral. 

De acordo com ele, “nunca houve uma estruturação formal como agora” para garantir a segurança das votações. 

“O TRE-RJ vai atuar na divulgação de cartazes afirmando que tumultuar a eleição é crime eleitoral. Se um eleitor, por exemplo, causar tumulto por alegar que digitou um número na urna, mas outro apareceu, a ordem é prender em flagrante”, declarou ele, em entrevista ao jornal O Globo publicada neste sábado (13). 

Leme disse que entende que “os ânimos estão mais exaltados e podem surgir embates naturais”, mas ressaltou que esse comportamento não pode resultar em uma “conduta criminosa”. 

 “As inteligências de cada instituição estão trabalhando com o intercâmbio de informações. Teremos à disposição helicópteros da Polícia Civil e do Exército, caso haja necessidade de deslocamento de contingente de pessoas. O Exército vai trabalhar como sempre fez, com a presença nas periferias”, detalhou.

Além da segurança reforçada durante o pleito, o desembargador afirmou que o TRE vai atuar “para defender o respeito à liberdade dos candidatos fazerem suas campanhas”.

Ao ser questionado sobre o combate às fake news, Leme ressaltou que o tribunal está “muito atento a tudo que surge que é falso”, para acionar “imediatamente os canais que podem atuar”. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário