Michel Telles

Quinta Cultural no Palacete das Artes irá sediar lançamento literário em dose dupla!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Quinta Cultural no Palacete das Artes irá sediar lançamento literário em dose dupla!

Foto: Divulgação

Amanhã, acontece um lançamento literário em dose dupla  no Palacete das Artes, na Graça. Das 16h30 às 20h30, serão lançados os livros Vida+Leve, da jornalista e escritora Márcia Moreira, e Respirando Letras, do escritor Gustavo Gordilho. As duas obras marcam, também, o lançamento do selo Bora Publicar, da editora P55. A tarde cultural começa um pouco mais cedo, às 15h30, com o evento Encontros: uma conversa sobre amigos, que trará três amigos de longas datas do fotógrafo e etnólogo Pierre Verger. Na mesa de conversa, Ebomi Cici de Yemonjá (Vovó Cici) falará sobre Pierre Verger, Rina Angulo falará sobre a fotógrafa Artele Soares, e o babalorixá Luis de Yemonjá (Pai Sereia) dialogará sobre o babalorixá do Ilê Axé Opô Aganju, Pai Balbino. A roda de conversa será mediada pelo coordenador de Artes Visuais da Funceb, Marcelo Reis, e por Rosana Moore, da Diretoria das Artes da Funceb.

Até janeiro de 2022 o Palacete das Artes abriga a exposição coletiva do 8º Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. São mais de 100 imagens de fotógrafos de seis estados (Bahia, Minas Gerais, Pará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará) e do Distrito Federal.

As imagens estão divididas em três categorias: Livre temática e técnica, que buscou um ensaio fotográfico documental de forma livre. Ancestralidade e Representação, que recebeu ensaios abordando a etnofotografia enquanto possibilidade de registro e interpretação dos aspectos relacionais, familiares e sociais no Brasil e Questões Históricas, para propostas que dialogam com o momento histórico contemporâneo do país. O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger homenageia o legado do fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês que viveu grande parte da sua vida em Salvador.

Quem também participa da tarde cultural é o ator Marcelo Praddo e sua cozinha do Mané Delícias, além da Oyá Cozinha Afetiva. Por conta da pandemia, Marcelinho criou uma culinária delivery e ganhou fãs também fora dos palcos com pratos e quitutes muito saborosos.

Os Livros

“As redes sociais preconizam que a vida deve ser um eterno parque de diversões: só alegrias. Mas a vida adulta inclui muitos outros elementos ...”. A frase está na introdução do livro Vida+Leve que será lançado pela jornalista, escritora e roteirista Márcia Cordeiro Moreira, no dia 25 de novembro, no Palacete das Artes. São 20 textos que propõem uma reflexão sobre como manter a leveza dentro de nós face às muitas tarefas e o estresse que enfrentamos no dia a dia diante das cobranças da “vida perfeita” feitas, principalmente, pelas redes sociais.                 O livro Vida+Leve está subdividido em quatro capítulos: Compreender; Aceitar; Mentalizar e Praticar. O primeiro está relacionado à percepção de nossos limites, de nossas falhas. O segundo fala sobre autoestima e paz consigo mesmo. O terceiro aborda temas como estabelecer objetivos e a importância do perdão. O último capítulo traz a relevância de práticas como escutar, silenciar e celebrar.

“Este livro nasceu, principalmente, da minha vontade de falar de um período muito difícil da minha vida em que tive de enfrentar o isolamento, o deboche, o abuso emocional. São reflexões que tive de fazer, na época, para retomar meu equilíbrio emocional e que, agora, estou propondo a outras pessoas através desses textos”, explica Márcia Moreira. “Não estou ditando verdades, mas compartilhando aprendizados”, define.                                         Na ocasião, também será publicado o livro de poemas, minicontos e textos, Respirando Letras, de Gustavo Gordilho. “O título é uma brincadeira com o ato de respirar fundo, como algo necessário para se viver”, afirma o autor.

O lançamento dos livros Vida+Leve (R$35) e Respirando Letras (R$40) será no dia 25 de novembro, das 16h30 às 20h30, no Palacete das Artes, na Graça. O evento será em área aberta, dentro dos protocolos de segurança necessários por conta da pandemia. Além da versão impressa, ambas as publicações ganham versão digital e podem ser adquiridas no site p55.com.br e, em breve, na Amazon. O lançamento do livro conta com apoio do Palacete das Artes, equipamento cultural que integra os espaços administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-Ba).  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.