Michel Telles

Rainha Elizabeth II assina lei que ratifica o acordo do Brexit

A assinatura da Rainha é um dos passos em direção ao divórcio que deve ser ratificado pelo Parlamento até o final de janeiro

Ás

Rainha Elizabeth II assina lei que ratifica o acordo do Brexit

Foto: Arquivo

Hoje, a rainha Elizabeth II assinou, a lei que ratifica o acordo do Brexit. Esse é um dos últimos passos antes do Reino Unido finalmente divorciar-se da União Europeia. A saída está prevista para o final de janeiro e no dia 29 deve ser finalizada pelo Parlamento Europeu.

Vale destacar  que esse será o primeiro país membro a deixar a UE. Há 47 anos no bloco econômico, desde 2016 o Reino Unido passa pelo impasse que ficou conhecido como Brexit. Os termos da separação duraram todo o mandato da ex-primeira-ministra Theresa May, que em 2019 renunciou, deixando a cadeira para Boris Johnson.

Ao que tudo indica o Reino Unido certamente estará fora da União Europeia em fevereiro. O país, inclusive, já está em busca de novas amizades depois do divórcio. Em reunião realizada ontem com o ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, o chefe da pasta britânica das Finanças, Sajid Javid, manifestou interesse em acordo com o Mercosul – isso segundo Guedes. O encontro foi no Fórum Mundial da Economia, em Davos.

Ano passado, o bloco sul-americano fechou um tratado comercial com a UE, que ainda precisa ser ratificado pelo Parlamento do bloco. O acordo era uma vontade brasileira há um tempo e finalmente foi direcionado com a ajuda da ministra Tereza Cristina e do próprio Paulo Guedes. Com a saída, o Reino Unido fica de fora do tratado e deve negociar um próprio acordo do zero.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.