Autos

Ram 1500 ganha novo motor mais potente e virá ao Brasil

Picape perde motor V8 e ganha Hurricane 6 com 426cv

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Ram 1500 ganha novo motor mais potente e virá ao Brasil

A Ram vem crescendo de forma exponencial no Brasil. Nos últimos 20 anos, a marca recomeçou com a então linha Dodge Ram atuando com a 2500 e 3500 e só em 2020 estabeleceu a 1500. Desde então os números cresceram e em 2022 a Rampage estreou como primeiro produto de alto volume da marca no Brasil. 

E agora a Stellantis renova a Ram 1500 2025 em Dallas, nos Estados Unidos durante a Texas State Fair, um evento do agronegócio que dura o mês inteiro e atrai milhões de pessoas à capital do Texas. 

Visual novo com o mesmo estilo  

A Ram 1500 ganha um estilo mais fluido mas não menos clássico como seu próprio perfil. A Ram 1500 ganhou uma nova grade, com novo pára-choque mais integrado, logotipo mais alto e um redesenho dos pára-choques mais integrados. Na traseira o estilo não muda mas visualmente a Ram 1500 também ganhou novas rodas aro 20 a 22 conforme a versão. 

Uma mudança muito importante vem com a motorização. A Ram 1500 abre mão do V8 Hemi e agora ela usa um motor seis cilindros Hurricane 6 3,0 litros com 426cv e 64,8kgfm de torque com duas turbinas. “Esse motor é mais potente e mais leve, é sendo mais leve é mais econômico e emite menos poluentes pois é tudo que queremos no motor que é potente com eficiência energética”, diz Vitor Bohnenberguer, diretor de produto. 

Com esse motor o 0-100km/h é feito em 5,3. Em números o consumo é de 6km/l na cidade e 7 na estrada, 20% a mais que a versão V8. O motor é conectado com câmbio Torqueflite de oito marchas com tração integral e cinco modos de condução. 

Na estrutura da Ram 1500 a picape conta com  54% de aços de alta resistência 98% no chassi. Além disso há uma nova suspensão a ar “Active Level”  com controle de altura por meio de botões na multimídia em cinco níveis. A nova RAM 1500 traciona até 4,5 toneladas, a caçamba com revestimento “bate pedra” tem 1.200 litros de capacidade e ha 107 litros nos compartimentos laterais. A tampa da caçamba tem mecanismo de abertura elétrica.  

Tecnologia a bordo com aplicativo e head up

Em tecnologia a Ram 1500 tem multimídia Uconnect de 14,5” com sistema de câmera 360°, painel digital de 12,3” com animações e o retrovisor é do tipo digital com câmeras. No pára-brisa há graduo display de 10” e há novos carregadores de indução para dois celulares além de som premium Harman Kardian com 900 watts e 19 alto falantes com cancelamento externo de ruído. 

Entre as novidades a Ram 1500 oferece chave digital no smartphone, pelo cartão chave ou chave presencial via “RAM App” que é um aplicativo que traz monitoramento remoto, compartilhamento de internet para até 8 dispositivos, alerta de emergência, navegação e conectividade. 

A Ram 1500 oferece sistema de condução autônoma nível 2 com controle de Cruzeiro adaptativo. São novos o sistema de reconhecimento de placas, alerta de fluxo cruzado, detector de fadiga e assistente de manobras evasivas entre outros.

Painel clássico e porta objetos 

Por dentro o revestimento da RAM 1500 é feito em couro natural mesclado com sintético. Os bancos dianteiros são aquecidos ou ventilados, elétricos e com memória. Já os traseiros são bipartidos e reclináveis e há apoio de braço central no tamanho do banco do meio. O teto solar tem 1m2, há ajuste de altura dos pedais e mais porta objetos como os internos na parte traseira (assoalho) e nos Ram BOX de 107 litros nas laterais. 

Há estribos elétricos, console central com 40 litros de capacidade, 6 saídas USB na frente e 4 traseiras além de tomada. 

No Brasil a Ram será oferecida no pacote Laramie com rodas aro 20 e acabamento cromado, interior bege (Bison bright/sea salt) e cinco cores para escolha por R$ 540.990 e na Laramie Night Edition rodas aro 22, capô esportivo (com mais vincos) e inspiração nos acabamentos na cor preta por R$ 555.990. 

As primeiras unidades da Ram 1500 chegam ao mercado na segunda quinzena de novembro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário