Randolfe Rodrigues solicita ao MPF e TCU solução para falta de testes de HIV no SUS
Contrato com a empresa que realizava os procedimentos venceu em novembro
Foto: Agência Brasil
O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) protocolou nesta terça-feira (8), no Ministério Público Federal e Tribunal de Contas da União (TCU), representações referentes à falta de testes para HIV no Sistema Único de Saúde (SUS). No documento, o senador solicitou providências urgentes em relação ao fato. O contrato com a empresa que realizava os procedimentos venceu em novembro, e a única tentativa de repor o estoque fracassou porque a empresa vencedora do pregão eletrônico não anexou os documentos exigidos pelo edital.
"Queremos a apuração e punição dos responsáveis, dentro das competências do TCU. Além disso, é preciso encontrar alternativas, urgentes, junto ao Ministério da Saúde, de prover a testagem à população que está desassistida, seja por meio de convênios emergências ou com a iniciativa privada ou até mesmo por meio efetivo de reembolso”, disse no pedido.
O exame é essencial para definir o tratamento ao paciente que desenvolve resistência a algum medicamento e está suspenso há um mês. “Não podemos esquecer que a AIDS mata se o diagnóstico for feito tarde demais, retardando o começo do tratamento. Todo esse processo pode ser fatal” , disse Randolfe.