Ranking global de solidariedade: Brasil está entre os 20 países mais generosos
Indonésia lidera pelo quinto ano consecutivo, seguido por Quênia e Estados Unidos
Foto: Érika Torres/Ascom
O Brasil subiu várias posições no ranking do World Giving Index (WGI) 2022, o mais respeitado estudo que mede a generosidade global praticada por meio de três quesitos: atos de bondade em relação a desconhecidos, doações em dinheiro e ações de voluntariado. Pelo quarto ano consecutivo, o Brasil subiu no ranking geral da pesquisa, pulando da 54ª para a 18ª posição, sua melhor colocação até agora.
O crescimento aconteceu em todas as categorias de avaliação, sendo ainda mais expressivo na “ajuda a um desconhecido”, na qual foi de 36º para o 11º lugar. No mundo, 3 bilhões de pessoas ajudaram algum desconhecido, um aumento de aproximadamente meio bilhão em comparação ao período pré-pandemia. Cerca de 200 milhões de pessoas também doaram dinheiro para organizações da sociedade civil.
De acordo com o levantamento, a Indonésia lidera o ranking geral pelo quinto ano consecutivo, seguido por Quênia e Estados Unidos. O WGI é produzido pela organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), especializada em doações internacionais. O estudo foi lançado na última quinta-feira (22) durante a 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.