Tecnologia

Ransomware se tornou um dos tipos de ataque hacker mais populares, afirma estudo

Levantamento do Fórum Econômico Mundial diz que ataques com esta ameaça tiveram uma elevação de 435% nos últimos 18 meses

Por Da Redação
Ás

Ransomware se tornou um dos tipos de ataque hacker mais populares, afirma estudo

Foto: Reprodução

Em meio ao crescente número de vazamentos de dados ou outros tipos de ataque hacker, a cibersegurança vem sendo um dos assuntos mais falados da atualidade. O recente ataque contra a Americanas S.A, por exemplo, que ficou quatro dias com seus sites de e-commerce fora do ar e teve perda estimada em 320 milhões de reais, mostra que qualquer empresa pode se tornar vítima de alguma investida em relação à segurança digital.

Diante disso, a empresa de cibersegurança Tempest, junto ao pesquisador de segurança da companhia, Carlos Cabral, elaborou uma pesquisa que revela as principais ameaças que pautaram a cibersegurança em 2021 e fazem uma projeção para 2022.

Os ataques de Ransomware, um tipo de software malicioso, se tornou um dos mais populares nos últimos dias. Como mostra o levantamento do Fórum Econômico Mundial, os ataques com esta ameaça tiveram uma elevação de 435% nos últimos 18 meses. Esse tipo de ataque bloqueia o acesso dos usuários aos seus dados, muitas vezes criptografando os arquivos.  

Ainda de acordo com a pesquisa, para evitar fraudes, são recomendadas estratégias como a elaboração de um plano de treinamento para que as pessoas reconheçam ataques comuns. Outra medida é a implementação de dupla checagem para atividades críticas, como a transferência de centenas de milhares de euros para uma conta fora do país, por exemplo.

Além disso, é proposto que as empresas monitorem as movimentações no cibercrime de modo a aprender com as ameaças que estão ocorrendo em outras empresas, bem como detectar a atividade maliciosa contra seu negócio antes que o problema se torne grande demais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário