Coronavírus

Reabertura do comércio em Lauro de Freitas tem movimento moderado

Prefeitura realiza força-tarefa de fiscalização nos principais núcleos comerciais do município

Por Da Redação
Ás

Reabertura do comércio em Lauro de Freitas tem movimento moderado

Foto: Reprodução / Prefeitura de Lauro de Freitas

O município de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, teve seu primeiro dia de reabertura do comércio, nesta segunda-feira (27), com movimento moderado. A Força-Tarefa de Fiscalização da Prefeitura Municipal acompanhou de perto a retomada para orientar sobre os protocolos de segurança sanitária. Nos estabelecimentos comerciais foi vistoriado o cumprimento das medidas de higiene, como o uso obrigatório de máscaras, o fornecimento de álcool em gel, além do distanciamento social.

Com restrições e horários limitados, a circulação de pessoas foi notada com maior fluxo nos bairros do Centro e Itinga. 

“Antes da liberação desses comércios tínhamos uma movimentação de público em torno de 35%, nesse período de pandemia, comparado aos dias normais. Hoje, percebemos que esta movimentação chegou a 65% com a reabertura. Um reflexo de movimentação controlada. Também cabe destacar que a maioria do comércio de Lauro de Freitas é de setores essenciais”, ponderou Smith Neto, secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública.

Além da fiscalização em cada estabelecimento, as equipes da Força-Tarefa estarão nos próximos dias com bases de apoio montadas nos principais núcleos comerciais do município. Nas bases, dispostas nos bairros do Centro, Itinga, Portão, Areia Branca, Vida Nova e Vilas do Atlântico, e no Parque Shopping, serão dadas orientações sobre os protocolos de prevenção ao coronavírus. 

Denúncias de descumprimento das medidas determinadas pela Prefeitura, por parte dos estabelecimentos comerciais, também serão recebidas.

Na avaliação de André Marter, secretário de Governo, o primeiro dia apresentou uma movimentação de público controlada. 

“A circulação de pessoas não chegou a impactar para efeitos de aglomerações. A fiscalização estava atuante e o dia foi tranquilo. Se a população continuar nesse nível de consciência de também cumprir as medidas e só sair para casos de reais necessidades, logo avançaremos para a segunda fase de reabertura que está condicionada a ocupação de 70% dos leitos no Estado”. 

Segundo o secretário, ambulantes não se enquadram no comércio varejista de rua, mas já estão incluídos na segunda fase.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário