Receita Federal anuncia datas das próximas parcelas do Imposto de Renda 2023
Consulta pode ser feita online
Foto: TCE
A Receita Federal anunciou que o segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2023 estará disponível para consulta até o dia 23 de junho, com pagamento previsto para o dia 30 de junho. Aqueles que não forem contemplados nesse lote ainda terão outras três oportunidades de receber a restituição nos dias 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro.
Na quarta-feira (31), a Receita Federal depositou um valor recorde de R$ 7,5 bilhões para 4.129.925 contribuintes que foram contemplados no primeiro lote de restituição. Esse valor é o maior já liberado pelo órgão em toda a sua história.
O pagamento do primeiro lote ocorre no último dia para acertar as contas com o Leão, sendo que o prazo encerrou às 23h59, e os atrasados estão sujeitos ao pagamento de uma multa, no mínimo, de R$ 165,74. Essa multa pode chegar a 20% do imposto devido.
Do total de contemplados no primeiro lote, 3,9 milhões fazem parte do grupo de contribuintes com prioridade legal, enquanto os demais recebem a restituição antecipadamente por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado pelo recebimento via Pix.
Dentre os integrantes do grupo de prioridades legais, destacam-se 246.013 idosos com mais de 80 anos, 2.464.031 pessoas entre 60 e 79 anos, 163.859 indivíduos com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, e 1.052.002 contribuintes que têm o magistério como sua maior fonte de renda.
Todos os contemplados no primeiro lote entregaram suas declarações até o dia 10 de maio, estabelecido como data-limite para permitir o envio dos dados dos contribuintes aos bancos a tempo de realizar a restituição.
Aqueles que não receberem a restituição neste primeiro grupo ainda terão a oportunidade de recebê-la nas próximas rodadas de pagamento, que serão liberadas nos dias 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro.
Para saber se está entre os contemplados do primeiro lote de restituição do IRPF 2023, basta acessar a página da Receita Federal na internet ou utilizar o aplicativo disponível para Android e iOS. A consulta permite verificar se a restituição foi liberada, se ainda está em processo de processamento ou se há pendências. Em caso de pendências, é possível realizar correções por meio de uma declaração retificadora.
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração. Após o dep