Receita Federal apresenta hoje como a nova declaração deve ser pré-preenchida
Contribuinte terá mais facilidade para entregar a declaração do IR
Foto: Reprodução/ Agência Brasil
A Receita Federal apresentará nesta terça-feira (23) a nova declaração que deve ser pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2021. A partir deste ano, o contribuinte terá mais facilidade para entregar a declaração com a utilização da ferramenta a inscritos do portal de serviços públicos do governo federal.
Desde 2014, a declaração pré-preenchida está disponível com certificação digital. No entanto, neste ano, a novidade estará disponível a quem tenha conta em níveis verificado e comprovado no gov.br, a partir de 25 de março.
Por meio da declaração pré-preenchida, o contribuinte recebe um formulário com os dados fiscais preenchidos, bastando apenas confirmar as informações e enviar o documento. Caso haja divergências, é possível retificar e complementar as informações, antes de entregar a declaração ao Fisco.
A declaração pré-preenchida está disponível exclusivamente por meio do serviço Meu Imposto de Renda, quando acessado pelo Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC).
Quem usa certificado digital pode procurar a autorização por meio do serviço “Senhas e Procurações”, dentro do e-CAC. Basta preencher o formulário “Cadastrar Procuração”. Os demais contribuintes devem entrar na página da Receita Federal na internet e procurar o serviço “Procuração para Acesso ao e-CAC”, clicando no botão “Atendimento pela Internet”.
As procurações só terão validade após a entrega da documentação à Receita Federal, para conferência e aprovação.