• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Receita Federal cumpre mandados de busca na BA em operação contra fraude no Imposto de Renda; advogados e contador são investigados

Receita Federal cumpre mandados de busca na BA em operação contra fraude no Imposto de Renda; advogados e contador são investigados

Operação foi deflagrada na manhã desta quinta em conjunto com a Polícia Federal

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Receita Federal cumpre mandados de busca na BA em operação contra fraude no Imposto de Renda; advogados e contador são investigados

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Receita Federal e a Polícia Federal cumpriram mandado de busca e apreensão, na manhã desta quinta-feira (11), em operação contra fraudes no Imposto de Renda na Bahia.

A Investigação apura a participação de falsos advogados e um contador no esquema, que começou a ser analisada em 2020, na chamada Operação Alimentando. Não foi divulgado em quais municípios baianos os mandados foram cumpridos.

De acordo com a Receita, as declarações foram elaboradas com informações forjadas de pensões alimentícias, despesas de saúde e de instrução. Esses contribuintes obtiveram vantagem indevida com a redução do imposto a pagar ou aumento do imposto a restituir.

Os documentos eram transmitidas de forma centralizada, por meio de dispositivos informáticos, vinculados aos supostos advogados e o contador, segundo depoimentos de contribuintes. 

A primeira fase da operação identificou que cerca de 1.200 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física, dos exercícios de 2015 a 2019, de um grupo de aproximadamente 550 contribuintes, continham essas deduções indevidas. 

A fraude e o comportamento foram observados com outro grupo de contribuintes em outras instituições públicas. E há evidências de que os mentores sejam os mesmos.

A investigação prosseguirá na Polícia Federal e Ministério Público Federal a fim de apurar os mentores da fraude, quem contribuiu com eles e o grau de participação de cada um. Os investigados podem responder pela prática de crime contra a ordem tributária e cumprir pena de até 5 anos de reclusão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário