Receita Federal paga último lote de restituição do imposto de renda 2024 nesta segunda-feira (30)
Ao todo, mais de 511.025 milhões de contribuintes serão contemplados, no valor total de R$ 1,03 bilhão.
Foto: Reprodução/AGÊNCIA BRASIL
A Receita Federal paga o 5° e último lote de restituições do Imposto de Renda (IR) 2024 nesta segunda-feira (30). Mais de 511.025 milhões de contribuintes serão contemplados, no valor total de 1,03 bilhão. Incluindo restituições residuais de exercícios anteriores.
Alguns contribuintes possuem prioridade no recebimento da restituição nesse 5° lote, são eles: 11.188 idosos acima de 80 anos; 75.686 contribuintes entre 60 e 79 anos; 6.731 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; 23.180 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; 201.381 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX; outros 106.289 contribuintes que recebem a restituição neste lote não são prioritários.
O pagamento do valor da restituição é creditado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou via chave PIX. Em casos que o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 12 meses no Banco do Brasil (BB). O cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
A consulta da restituição do IR 2024 estará disponível às 10h e para realizá-la, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e clicar na opção "Meu Imposto de Renda", em seguida, clicar em "Consultar a Restituição". Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações. O aplicativo para tablets e smartphones permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IR e a situação cadastral de uma inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Caso o contribuinte possua alguma pendência em sua declaração, ele será impedido de ter acesso ao pagamento da restituição, caindo na chamada "malha fina". Para identificar se o contribuinte encontra-se nesse processo, além da consulta, os contribuintes também podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), basta realizar o login no site, selecionar a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, acessar a aba “Processamento”, e escolher o item “Pendências de Malha”. Será necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
As restituições de declarações que estão em situação de malha só são liberadas após serem corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte comprovar que a declaração está correta.