Receita médica pode ser emitida por meio digital
Receita é enviada ao paciente, que escolhe a farmácia que dará a dispensa do medicamento
Foto: Reprodução
Rede de farmácias podem implementar o Sistema de Prescrição Digital para as suas unidades. Com ele, o médico pode fazer a prescrição do medicamento através dos meios eletrônicos, e o paciente recebe um código do medicamento pelo aplicativo ou mensagem de texto. Com ele, o paciente pode solicitar à farmácia a entrega do remédio em casa ou ir até a rede credenciada.
No total, são mais de 50 mil médicos que fazem parte do Sistema de Prescrição Digital, que é uma plataforma gratuita disponível no site da Memed, onde os profissionais podem se cadastrar. Já o paciente, pode usar o aplicativo ou o link recebido pelo SMS, mensagem de torpedo no celular.
Como funciona
Após o atendimento, o médico preenche a receita em um sistema eletrônico e comprova esse documento por meio de uma assinatura eletrônica certificada. Essa receita é enviada ao paciente, que escolhe a farmácia que fará a dispensa dos medicamentos daquela receita. Todo médico pode fazer uma receita digital, desde que use algum meio eletrônico e possua assinatura digital válida e certificada por autoridades certificadoras.
A prescrição eletrônica com assinatura digital não é o mesmo que a prescrição digitalizada (cópia digitalizada de uma receita emitida manualmente). Essa última não pode ser aceita para dispensação de medicamentos sob regime sanitário de controle e antimicrobianos, de acordo as normativas vigentes. Caso a farmácia não tenha condições de efetuar procedimentos, como verificar a autenticidade da receita, ela não é obrigada a dispensar o medicamento, devendo o paciente dirigir-se a outra farmácia.
* Com informações do Estadão