Receita pode convocar contribuintes para explicar gastos no cartão de crédito
Ao ser intimado, o contribuinte deve comprovar origem da renda
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Contribuintes que não possuem renda, mas têm cartão de crédito utilizados por terceiros poderão ser convocados pela Receita Federal para prestarem esclarecimentos. A informação foi dada pelo chefe da Divisão de Fiscalização, Getúlio de Alencar, na manhã de segunda-feira (13), em coletiva de imprensa.
O chefe de Fiscalização da Receita explicou a situação utilizando como exemplo os pais pagam a fatura dos filhos, que têm cartão de crédito, mas não têm renda própria. Ao enviar o Pix para pagamento dessa fatura, se for acima de R$ 5 mil, a Receita pode convocar o titular para apresentar justificativas.
“Ao ser intimado, esse contribuinte vai comprovar a renda dos pais (caso do exemplo) dele e que é utilizado um instrumento de pagamento no nome dele para cobrir as despesas dos pais, que têm renda declarada”, explicou.
“Em uma situação como essa, é muito tranquilo. Ao ser intimado, o contribuinte comprova a origem da renda e não há qualquer sanção para ele”, acrescentou Getúlio.
Ainda segundo ele, o Fisco conta com diversas fontes de informações, a partir dos quais é feito o cruzamento de dados dos contribuintes.
“Nosso trabalho é exatamente cruzar as informações das diversas fontes, tentando identificar possíveis ilícitos tributários. Uma vez identificado, o contribuinte é solicitado para prestar esclarecimento”, finalizou.