• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Recém-inaugurado, aeroporto de Salvador apresenta problemas e falta de segurança
Bahia

Recém-inaugurado, aeroporto de Salvador apresenta problemas e falta de segurança

Denúncia confirma possibilidade de acidentes gravíssimos

Ás

Recém-inaugurado, aeroporto de Salvador apresenta problemas e falta de segurança

Foto: Divulgação e Farol da Bahia

Depois de uma inauguração suntuosa, com a presença do ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes, do governador da Bahia, Rui Costa e do prefeito de Salvador, ACM Neto, parece que a operação no Aeroporto Internacional de Salvador continua com problemas. O site Farol da Bahia tem recebido inúmeras denúncias com relação a gestão da empresa Vinci Airports Brasil, que administra o local nas quais foram relatados problemas considerados graves e que impactam, principalmente, nas questões de bem estar e segurança dos usuários.

Entre as várias queixas, uma chamou atenção, porque pode causar acidentes de graves proporções. A equipe de reportagem do Farol da Bahia foi até o local e constatou que a mais grave denúncia feita por usuários e moradores do entorno do sítio aeroportuário é real. Na matéria, serão relatados vários problemas, o que para um aeroporto recém reinaugurado causa estranheza estarem acontecendo. A assessoria de comunicação do aeroporto foi contactada e todas as respostas enviadas por eles foram colocadas junto as denúncias.

Risco grave de acidentes

Nenhum problema relatado nesta matéria se compara ao gravíssimo risco que os passageiros correm - e nem imaginam - diante da insegurança real que existe com a falta de controle e proteção do sítio aeroportuário que é de responsabilidade da concessionária.

O muro de proteção do Salvador Bahia Airport, na parte que faz divisa com Lauro de Freitas, em Ipitanga e na região do kartódromo está prestes a cair, deixando fácil o acesso para quem desejar invadir a pista de pouso e decolagem. Em alguns lugares, o muro está remendado com placas de alumínio, facilmente removíveis e, em outros, existem buracos grandes, sem nada que impeça o acesso de pessoas não autorizadas ou crianças brincando e correndo atrás de pipas.

O acúmulo de lixo na extensão do muro é enorme (veja fotos tiradas ontem, dia 2 de janeiro) e foram vistos animais, que vão até ali se alimentar do lixo e podem invadir a pista, uma vez que não existe segurança no muro. Se um cavalo ou até mesmo, cachorro, invadir a pista em um momento onde um avião esteja pousando ou decolando, um acidente de grandes proporções pode acontecer. Na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso, no ano de 2018, uma capivara invadiu a pista, entrando por uma cerca furada, onde um avião de pequeno porte taxiava. O piloto conseguiu tirar o pequeno avião, no qual ele estava sozinho, capotou e acabou se ferindo.

No caso do aeroporto de Salvador, os aviões carregam até 350 pessoas e não têm esta facilidade de manobra. Questionada sobre o fato do muro patrimonial estar em péssimas condições e não proporcionar segurança alguma a quem pousa ou decola, a assessoria de comunicação que atende a concessionária respondeu somente que “O muro está no plano de manutenção para o primeiro semestre deste ano.”

Fortes chuvas

Recém-inaugurado, após passar por reformas desde janeiro de 2018, o Aeroporto de Salvador apresentou alagamento durante as fortes chuvas que atingiram a cidade no primeiro dia do ano. Um vídeo circulou nas redes sociais mostrando a água caindo do teto do equipamento.

A assessoria de comunicação informou que se tratava de um caso isolado. Segundo eles, o incidente "não impactou na rotina do terminal. Não atrapalhou a vida dos passageiros. E que o motivo foram as fortes chuvas. Nada relacionado a manutenção ou infiltração."

Iluminação da pista

Problemas com a falta de iluminação na pista foi outro item falado. Inclusive, a pouco mais de um mês, alguns voos internacionais foram cancelados por este motivo. A assessoria do aeroporto informou que houve apenas duas situações pontuais que causaram a interrupção temporária na iluminação da pista principal, ambas por razões distintas. Durantes estes episódios, parte das aeronaves que operam voos domésticos pousaram ou decolaram da pista auxiliar. Não informaram para onde foram desviados os voos internacionais.

Ar-condicionado

O ar-condicionado não funciona bem nem no embarque e nem no desembarque e já foi relatado, inclusive com fotos e vídeos, pessoas passando mal por causa da alta temperatura. Na época, a assessoria da Vinci Airports respondeu que estava trocando a máquina externa do aparelho central de ar condicionado e que o problema seria resolvido. Já se passou um mês e o problema ainda continua. Em nova resposta, a assessoria afirma que “O sistema de refrigeração do Salvador Bahia Airport já recebeu mais de R$ 10 milhões em investimentos e continua a ser aprimorado”. Eles ainda afirmam que até março, tudo estará 'ok'.

Risco grave de roubos e furtos

O Farol da Bahia, quando foi até o local verificar e fotografar os muros do entorno do aeroporto, constatou diversas irregularidades na entrada dos hangares que também podem colocar em risco a vida dos passageiros e tripulantes das aeronaves que pousam ou decolam do Salvador Bahia Airport.

Os hangares estão com as guaritas fechadas e sem vigilantes, dando acesso a qualquer pessoa que deseje se aproximar do terminal de cargas ou do acesso ao COI e as empresas de táxi aéreo. A área de combustíveis, que deveria ter segurança redobrada uma vez que qualquer tentativa de roubo ou manipulação feita por pessoas não aptas pode causar incêndios e explosões, está sem nenhum vigilante ou algo que reprima invasão.

A produção do Farol entrou sem ser admoestada por ninguém e fotografou caminhões tanques entrando e saindo sem nenhum controle. A assessoria respondeu que: “A segurança dos hangares é de responsabilidade de seus respectivos administradores”, mas não informou quem fiscaliza se os administradores estão cumprindo as regras de segurança deixando os usuários expostos a riscos de alguém manipular algum tanque erroneamente e este explodir.

Procurada, a ANAC não respondeu às perguntas sobre fiscalização de segurança aeroportuária enviadas pelo Farol da Bahia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.