Recessão global é esperada em 2023, aponta pesquisa do Fórum Econômico Mundial
Cerca de 18% dos entrevistados consideraram uma recessão mundial "extremamente provável"
Foto: Divulgação/WEF
Uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial (WEF), divulgada nesta segunda-feira (16), apontou que dois terços dos economistas-chefes dos setores públicos e privado entrevistados pela organização esperam uma recessão global em 2023. A reunião anual de líderes empresariais e governamentais acontece em Davos, na Suíça.
Cerca de 18% dos entrevistados consideraram uma recessão mundial “extremamente provável”, número duas vezes maior do que o anotado na pesquisa anterior realizada em setembro de 2022. Apenas um terço dos entrevistados a considerou uma recessão improvável este ano.
A pesquisa da organização foi baseada em 22 respostas de um grupo de economistas seniores de agências internacionais, incluindo o Fundo Monetário Internacional, bancos de investimento, multinacionais e grupos de resseguros.
O levantamento ocorre após a redução, na semana passada, das previsões de crescimento para 2023 do Banco Mundial para níveis próximos da recessão em muitos países, à medida que o impacto dos aumentos das taxas do banco central se intensifica, a guerra da Rússia na Ucrânia continua e os principais motores econômicos do mundo falham.