Reclamações das empresas aéreas diminuem cerca de 41,3%
A queda é uma tendência desde 2021

Foto: Tony Winston/ Ministério da Saúde
Houve uma diminuição de 41,3% do número de reclamações das empresas aéreas, chegando ao marco de 74 reclamações a cada 100 mil transportados entre janeiro e agosto deste ano. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) registrou 55 mil queixas até agosto, queda de 30% na comparação com o mesmo período do ano passado. A queda é uma tendência desde 2021. O monitoramento é feito pela plataforma consumidor.gov, do Ministério da Justiça.
A Azul foi a companhia com o melhor desempenho, que teve 63,7 reclamações por 100 mil passageiros. A Gol alcançou a marca de 73,5 e 73,5 e a Latam, 68,1.
O índice de solução dos problemas apresentados foi de 91% (Azul), 83,8% (Gol) e 86,7% (Latam); já o índice de satisfação médio –nota sobre o atendimento, dada entre 1 e 5– foi, na mesma ordem, de 4,2, 3,6 e 3,9.
Os temas mais reclamados referem-se a reembolso (26%), alteração de voo pela empresa aérea (16,2%) e mudança de voo pelo próprio passageiro (20,1%).