Rede de conexões e negócios eleva o poder da liderança feminina no mercado empresarial baiano com experiências compartilhadas!
Aos detalhes...
Por Michel Telles
Ás
Foto: Divulgação Assessoria
O crescimento do poder da gestão e da liderança feminina no mercado empresarial baiano vem do apoio de uma rede de conexões, trocas e apoio em prol de negócios e experiências positivas com mulheres empreendedoras, principais referências dos mais diversos setores. Um diferencial que fortalece a posição e o valor da mulher na sociedade atual, ajudando a Bahia a avançar ainda mais.
Para Renata Andrade, uma das representantes do Lide Mulher e do W2W, grupos que reúnem executivas e mulheres em transformação para potencializar a atuação feminina no empreendedorismo, e de forma competitiva, a necessidade de contribuir com a renda familiar e o desejo de sair do lado de consumidora de renda para ser geradora de renda têm levado muitas mulheres a construir uma carreira profissional. Mas, ainda nos tempos de hoje, o acúmulo de funções como responsável pelas atividades da casa e dos filhos ainda é um desafio para viver e enfrentar essa jornada.
"Os homens têm vários ambientes de networking, almoço e happy hours, e justamente nesses momentos as mulheres estão fazendo tarefas como levar e buscar os filhos na escola ou ajudando no dever de casa. Então é importante a gente criar um espaço para que nós, mulheres, também possamos trabalhar esse networking, como se fosse uma rede de apoio mesmo, um grupo onde uma dá suporte a outra e também fazendo negócios entre si”, explica Renata.
E foi exatamente isso que aconteceu nesta quarta-feira (14), um encontro com experiências multissensoriais e muito conteúdo compartilhado com as convidadas do Lide Mulher na Empório Coworking, representada pela CEO e Founder do Grupo Empório, Elis Piñón, que recebeu as outras associadas para uma roda de conversa sobre "Como a energia feminina impacta nos resultados dos negócios?”. Tema que teve apresentação da Enfermeira Fundadora e CEO do Instituto de Sexologia da Bahia, Magali Tourinho.
“Nos reunimos na Cozinha Experimental do nosso Espaço Quatro Estações para ativar olfato, audição, tato e paladar com boa música, um menu exclusivo, mimos e um bate-papo descontraído para trocarmos experiências valorizando o poder do feminino”, comenta Elis.
Movimento do empresariado feminino
Ela mesma construiu grande parte da sua vida profissional na indústria, ao lado de grandes profissionais, em sua maioria, homens, e viveu essa masculinização sem se dar conta de que, ao vê-los fortes, disciplinados, seguros e cheios de ambição, estava acreditando que teria que se assemelhar a esse padrão para ter sucesso.
“Mas, em um certo momento, entendi que eu também poderia ser incrível, forte, criativa, eficaz e afetiva usando o meu poder feminino. Percebi que, com a minha feminilidade, poderia conquistar o meu espaço da forma que eu quisesse, com meus hormônios, sensibilidade, senso de justiça e resiliência femininas a favor do meu propósito”, declara a empresária.
Este forte movimento do empresariado feminino ainda conta com a liderança de Christiannne Peleteiro, que também representa o Lide Mulher, além do W2W, outra organização que fomenta a atuação das mulheres no mundo empresarial, impulsionando lideranças femininas na ocupação de cargos e negócios.
“Precisamos nos multiplicar para nos completar e caminhar juntas. Com o W2W podemos ajudar todas as mulheres que querem empreender, deixar de ser CLT ou dona de casa. Já com o Lide Mulher é possível apoiar e conectar as mulheres que já possuem negócios e podem agregar o 'business to business'. De qualquer forma, sempre nos apoiamos como uma maçonaria, prestigiando umas às outras e consumindo produtos e serviços da nossa rede feminina”, afirma.
Segundo a empresária, o cenário na Bahia já melhorou bastante e os estigmas do passado estão cedendo lugar para o sucesso de muitas mulheres, com uma sororidade autêntica, posições de liderança e empreendedorismo, com a confiança do potencial feminino. Mulheres de todas as idades e com atuação nos mais diversos segmentos empresariais, da advocacia à medicina.
“Foi exatamente este poder do feminino que envolveu a todos no evento da Empório, valorizando as diferenças na gestão de negócios de forma positiva, como o nosso sexto sentido, importante intuição da energia feminina”, avalia Christiannne Peleteiro.
“Ser associada e receber o Lide Mulher no Grupo Empório reforça a livre iniciativa de nós, mulheres, podermos contribuir enquanto líderes empresariais para o fomento da força de trabalho em prol do desenvolvimento econômico e social do nosso Estado, com princípios éticos e com o propósito de potencializar a nossa atuação na construção de uma sociedade mais justa e com mais equidade de gênero e valorização da mulher”, completa Elis Piñón.