Brasil

Rede e PSB pedem ao STF afastamento de Ramagem da Abin

Defesa de Moro pede cópia dos relatórios da agência e um novo depoimento de Ramagem

Por Da Redação
Ás

Rede e PSB pedem ao STF afastamento de Ramagem da Abin

Foto: Reprodução

Os partidos políticos  Rede e o PSB manifestaram ao STF um pedido de afastamento do chefe da Abin, Alexandre Ramagem, após a agência ter elaborado relatórios de orientação à defesa de Flávio Bolsonaro no caso Queiroz.

Os partidos defendem que Ramagem e o coordenador-geral de Credenciamento de Segurança e Análise de Segurança Corporativa da Abin, Marcelo Bormevet, sejam intimados a apresentar esclarecimentos, além de serem afastados até que o caso seja decidido pela Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência.

Já a defesa do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, quer trazer o caso das orientações da Abin à defesa de Flávio Bolsonaro para as investigações de supostas interferências políticas do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal.

Nesta sexta-feira (18), uma petição foi enviada ao ministro do STF Alexandre de Moraes onde os advogados do ex-juiz da Lava Jato pedem cópia dos relatórios da agência e um novo depoimento de Ramagem. 

Segundo Moro, Ramagem era o nome escolhido por Bolsonaro para comandar a PF e que ele negou em depoimento o repasse de informações de inteligência a Bolsonaro ou a seus filhos. 

A ministra Cármen Lúcia determinou que a Procuradoria-Geral da República apure as acusações em uma nova investigação.

Segundo a defesa de Moro, "ao que parece, a postura revelada pelos acontecimentos recentes - noticiados pelos órgãos de imprensa - pode ser distinta, razão pela qual, sob nossa ótica, torna-se necessária a tomada de novo depoimento do Delegado Alexandre Ramagem, de modo a fornecer maiores detalhes sobre a execução de produção de relatórios por pessoas diretamente relacionadas ao Co-Investigado Exmo. Presidente, bem como presentes reuniões formais ou informais cujo objeto tenha sido o atendimento a particulares ”.

O advogado pede ainda que Moraes cobre à Abin que apresente os documentos relacionados ao caso Queiroz, incluindo relatórios extraoficiais ou informais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário