Rede fará federação com PSOL nas eleições, confirma Randolfe Rodrigues
Informação foi publicada em página do Twitter do senador; o apoio à candidatura de Lula era um entraves à formação da federação
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
O partido Rede Sustentabilidade decidiu, unanimemente, realizar a federação com o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) nas eleições deste ano. A informação é do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), publicada em sua página no Twitter.
Um dos entraves para que a federação fosse formada era o apoio do PSOL à candidatura do ex-presidente Lula (PT) à presidência da república, segundo informações de bastidores.
Marina Silva, principal liderança do partido Rede, foi ministra no governo Lula. Nos últimos meses, a líder apresentava um discurso de "liberar a militância" do apoio a alguma das candidaturas à presidência.
No partido Rede há também o ressentimento de muitos integrantes com o tratamento dispensado pelo PT à candidatura de Marina à presidência, em 2018. Isso contribuiu para que a legenda declarasse neutralidade no segundo turno entre entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (então no PSL e hoje no PL).
Na última quarta-feira (9), o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, declarou que uma federação com o PT não estava em debate no partido. No entanto, ele não descartou o apoio da legenda ao candidato à presidência pelo Partido dos Trabalhadores, Lula, já no primeiro turno.
Veja a confirmação da federação entre a Rede e o PSOL, feita por Randolfe: