Economia

Rede Nacional de Energia atinge novo recorde de consumo, informa ONS

Pico de demanda alcançou 102.478 MW, impulsionado por onda de calor persistente

Por Da Redação
Ás

Rede Nacional de Energia atinge novo recorde de consumo, informa ONS

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou neste domingo (17) que a rede nacional de energia registrou um novo recorde de consumo, com um pico de demanda atingindo 102.478 MW às 14h37 da sexta-feira (15). Além disso, a carga média do dia também estabeleceu um novo patamar recorde, alcançando 91.338 MWmed.

O calor intenso continuou marcando presença até mesmo na última sexta-feira do verão, influenciando significativamente o aumento do consumo de energia em todo o país durante o período. O ONS destacou que as ondas de calor têm sido os principais fatores impulsionadores desses recordes de consumo desde novembro de 2023.

Os picos anteriores de demanda foram observados em 14 de novembro de 2023, quando atingiu 101.475 MW, e em 07 de fevereiro de 2024, com 101.860 MW. De acordo com a Climatempo, a atual onda de calor persistirá até o final do verão, previsto para o dia 20 de março, elevando as temperaturas em até 5ºC acima da média histórica.

O ONS projeta que a demanda por energia elétrica deverá ser 5,7% maior na semana entre os dias 16 e 22 de março em comparação ao mesmo período do ano anterior, evidenciando os desafios enfrentados pelo sistema elétrico diante das condições climáticas extremas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário