Rede X: suspensão da plataforma no Brasil é destaque na imprensa internacional
Veículos estão destacando liberdade expressão e desinformação nas redes sociais são pautados nos veículo
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A suspensão da rede social X no Brasil pelo ministro Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, é destaque nos veículos de imprensa e agências de notícia ao redor do mundo neste sábado (31). A escalada de tesões entre Elon Musk, dono da plataforma, e Moraes e o debate sobre liberdade expressão e desinformação nas redes sociais são pautados nos veículos.
A agência de notícias, Bloomberg, disse que o Brasil tem tomado algumas das ações mais agressivas para responsabilizar empresas de tecnologia sobre desinformação. A BBC escreveu que Moraes ganhou destaque no Brasil após suas decisões de restringir plataformas de mídias sociais.
O Wall Street Journal destacou no título que a suspensão restringe o acesso a milhões de brasileiros e a Reuters. Além disso, citou que a decisão de Moraes pode fazer com que a plataforma perca um de seus maiores e mais cobiçados mercados, “em um momento em que Musk tem enfrentado dificuldades com a receita publicitária da plataforma”, disse a agência.
Moraes mandou suspender a plataforma após o empresário, Elon Musk, se recusar a nomear um representante para responder pela empresa no Brasil. O ministro afirma que a plataforma tentou se esquivar da jurisdição brasileira “com a declarada e criminosa finalidade de deixar de cumprir as determinações judiciais”.