‘Reeleição na ALBA ainda não começou a ser discutida’, despista Adolfo Menezes
Em março deste ano, Casa aprovou a PEC que permite a recondução do presidente ao cargo
Foto: Farol da Bahia
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes (PSD), afirmou na manhã desta quarta-feira (16), em conversa com jornalistas, que as discussões sobre a possibilidade de reeleição para um terceiro mandato à frente da Casa estão em “stand-by”.
De acordo com o pessedista, o foco, neste momento, é trabalhar pela vitória de Luiz Caetano (PT) no segundo turno das eleições para a prefeitura de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
"O assunto da presidência da ALBA está em stand-by. Vamos avaliar no início da próxima semana, até porque a eleição ainda é em fevereiro", despistou o presidente do legislativo baiano.
Na ocasião, Adolfo também descartou que o desempenho do PSD nas eleições municipais garanta o partido na presidência da Casa.
“Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O PSD, através de Otto Alencar, sempre fez essa parceria com o governo, por isso tem dado certo. O tamanho do partido não quer dizer que teremos a presidência da Assembleia”, afirmou.
A declaração à imprensa ocorreu durante o lançamento dos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), em um evento realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
PEC da Reeleição
Em março deste ano, com os votos favoráveis de 52 dos 63 parlamentares, a Assembleia aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite a reeleição do presidente da Casa numa mesma legislatura. A eleição ocorrerá em fevereiro de 2025.
Apesar do desejo do deputado Rosemberg Pinto (PT) de entrar na disputa, o Palácio de Ondina já teria dado o aval para a reeleição de Adolfo, facilitando as manifestações de apoio ao atual presidente.