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Michel Telles

Referência em moda, beleza e criatividade, Galeries Lafayette Haussmann comemora 130 anos com um série de ações especiais em Paris!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

 Referência em moda, beleza e criatividade, Galeries Lafayette Haussmann comemora 130 anos com um série de ações especiais em Paris!

Foto: Divulgação Assessoria

Setembro de 2024 assinala comemoração: os 130 anos de aniversário da parisiense Galeries Lafayette.  Para celebrar esta ocasião a loja de departamentos está reunindo os integrantes de sua vasta família de clientes e colaboradores: amantes da moda, os designers de ontem, hoje e amanhã e aqueles que simplesmente apreciam as coisas boas da vida. Até 27 de outubro todos estão convidados para uma celebração alegre repleta de surpresas e eventos. Para reviver as boas lembranças e inspirar novas, a programação do 130º aniversário inclui lançamentos exclusivos assinados por criativos convidados, a oportunidade de explorar o patrimônio da Galeries Lafayette sob uma nova perspectiva e refeições festivas em uma mesa de aniversário instalada sob a cúpula entre 21 de setembro e 1º de outubro.

Localizada estrategicamente sob a cúpula art nouveau, a mesa oferece aos ocupantes uma vista notável e uma experiência única no coração da principal loja da Galeries Lafayette. Com cenografia que inclui efeitos sonoros e visuais, a mesa promete surpreender tanto os convidados sentados quanto os que admirarem a cena a partir dos balcões debruçados sobre o saguão central.

Festival de sabores

A programação se completa com sessões personalizadas de degustação proporcionadas pelo fornecedor oficial do evento de 130 anos, a Moët & Chandon. As sessões serão organizadas cinco vezes ao dia (almoço, jantar e chá da tarde) e os convidados sorteados aleatoriamente entre os que se inscreveram com antecedência, gratuitamente, no link https://haussmann.galerieslafayette.com/latabledes130ans/.  A experiência começa no saguão central da loja em uma pop-up da Moët & Chandon em que os visitantes encontrarão dois champanhes icônicos – Moët & Chandon Brut Impérial e Moët & Chandon Rosé Impérial – em garrafas lançadas especialmente para o aniversário.

Itens de colecionador

Ainda em clima de celebração, algumas das marcas e designers mais conhecidos do mundo desenvolveram criações exclusivas e disponíveis apenas na Galeries Lafayette. A loja de departamentos oferecerá uma seleção com curadoria de itens básicos e guloseimas colecionáveis adornados com designs gráficos de seus parceiros famosos: Victoria Beckham, AMI Paris, Isabel Marant, Patou, Marine Serre, A.P.C., Rouje, Balzac Paris, Ines de la Fressange e muitos outros.

E é nesse clima festivo que a Galeries Lafayette está lançando uma coleção exclusiva de roupas e acessórios com o design divertido e futurista de seu logotipo do 130º aniversário. As cores distintas e as linhas curvas que lembram a cúpula transformam essas criações em itens colecionáveis. Desenvolvida em torno de peças coloridas e sem gênero, a coleção inclui camisetas, moletons, bonés, cachecóis, meias, chapéus, bolsas, porta-moedas, isqueiros e cadernos.

Como não pode faltar música em uma festa, a Galeries Lafayette vai lançar um vinil de edição limitada. Esta compilação única celebra 130 anos de criatividade, reunindo artistas tão diversos como Michel Berger e Aya Nakamura. O resultado é uma trilha sonora que promete embalar os ouvintes noite e dia.

Podcast Meia-noite na Galeries

Um olhar sobre os bastidores de 130 anos de memórias: é isso que está na ordem do dia em um podcast criado para o 130º aniversário da Galeries Lafayette. Em cada episódio um convidado especial – como Philippe Houzé, Pedro Winter ou Agnès B. – passeia durante a noite pela loja ao lado do especialista em figurino e cultura pop, Julien Magalhães. Juntos, eles levam os ouvintes a uma imersão, explorando espaços famosos e aqueles escondidos do público, cruzando caminhos com as pessoas que trabalham à noite para fazer a mágica acontecer durante o dia. Divertido e informativo, o podcast mergulha na vida pública e privada da Galeries Lafayette e de seus convidados para revelar segredos fascinantes. Disponível desde 6 de setembro em todas as plataformas usuais.

Jornadas Europeias do Patrimônio 2024

Um passeio noturno pela Galeries Lafayette Paris Haussmann. Durante as Jornadas Europeias do Patrimônio, a loja irá celebrar seu 130º aniversário por meio de um programa de visitas em 21 de setembro (21h à meia-noite) que destaca seus laços estreitos com a criação contemporânea. Ao cair da noite, quando não estiver mais aberto, os participantes da visita poderão caminhar pelo edifício para aprender mais sobre sua história e ter um vislumbre dos bastidores. Vários curtas-metragens também serão exibidos na ocasião, incluindo "Chaque paupière est un dôme", do cineasta Antoine Viviani, e "Lafayette Mansion", da artista Mélanie Matranga. A meio caminho entre ficção e documentário, essas produções exploram os espaços íntimos da loja a partir de ângulos novos e inusitados.

Aspectos históricos

1894

A Galeries Lafayetteabre suas portas no número 1 da Rue Lafayette, em Paris. Esta primeira pequena loja tinha apenas 70 metros quadrados e foi fundada por dois primos da Alsácia – Théophile Bader e Alphonse Kahn.

1912

O segundo movimento de expansão da loja foi confiado ao arquiteto Ferdinand Chanut, que imaginou uma obra-prima art nouveau. O resultado inclui não apenas a famosa cúpula, mas, também, a escadaria principal, o grande salão central e os balcões elegantemente decorados. 

1919

Aceitando o desafio lançado por Galeries Lafayette, o aviador francês Jules Védrines pousou no telhado da loja Paris Haussmann em uma aeronave Caudron G.3 em 19 de janeiro de 1919. Ele recebeu 25.000 francos em prêmios em dinheiro por sua façanha, mas teve que pagar uma multa de 16 francos por sobrevoar Paris sem autorização.

1975

O célebre ator Jean-Paul Belmondo subiu no telhado da loja da Galeries Lafayette durante as filmagens de “Fear Over the City” (em francês “Peur sur la Ville”), de Henri Verneuil. Trata-se do primeiro filme em que o ator interpreta um policial e faz suas próprias acrobacias. A perseguição no telhado exigiu a reconstrução de 400 metros quadrados de cobertura de zinco no topo da loja.

1976

A gigantesca e tradicional árvore de Natal sob a cúpula da loja encanta os visitantes desde 1976. Antes disso, as árvores decoravam apenas a avenida e a fachada. Mas foi nesse ano que a Galeries Lafayette ergueu no saguão central uma árvore de 23 metros de altura feita com 400 metros quadrados de alumínio.

1981

O Aberto da França vai de Roland Garros à Galeries Lafayette. A lenda do tênis Björn Borg jogou algumas tacadas no terraço da cobertura da loja durante um evento organizado para crianças.

2001

Jean-Paul Goude dirige sua primeira campanha publicitária da Galeries Lafayette com a modelo e atriz francesa Laetitia Casta. Conhecida como "As aventuras de Laetitia Casta na Galeries Lafayette", a campanha incorporou o espírito da loja, mesclando humor e estilo para criar uma sensação de lúdica sofisticação.

 2010

A Galeries Lafayette organizou o maior desfile de moda do mundo em frente à loja, exigindo que as ruas circundantes fossem bloqueadas ao trânsito. Com a participação de 800 modelos em uma passarela de 75 metros de comprimento, o evento foi tão bem-sucedido que ganhou uma menção no Guinness Book of World Records.

Mais curiosidades

1 – Em 1902 foi criada a Union Sportive des Galeries Lafayette (USGL), permitindo aos funcionários da loja a prática de atividades esportivas. Mais de um século depois a USGL segue promovendo o esporte, organizando não apenas sessões regulares de treinamento, mas também competições entre as várias equipes compostas por seus colaboradores.

2- Em 1912 a icônica cúpula das Galeries Lafayette Haussmann foi erguida em apenas seis meses. Um verdadeiro feito arquitetônico para a época. Resultado da colaboração entre três artistas renomados, Ferdinand Chanut para a estrutura geométrica, Jacques Grüber para os suntuosos vitrais e Louis Majorelle para as delicadas ferragens, esta arquitetura única que culmina a 40 metros de altura oferece aos visitantes uma visão de puro deslumbre, transformando a loja de departamentos em um admirável show de luzes sob os raios de sol.

3- Em 1913, a creche para os filhos dos funcionários ficava no último andar da loja, pois se acreditava na época, que, quanto mais alto estivessem, mais o ar era puro.

4- Em 19 de janeiro de 1919, por ocasião de um concurso promocional, o aviador Jules Védrines aterrisou no telhado da Galeries Lafayette.

5- Em uma campanha comercial criada em 1921 e voltada para o público infantil, cada criança podia escrever seu nome dentro de um balão, que depois foi solto nos céus de Paris. O dono do balão encontrado mais distante da loja ganharia um prêmio. O vencedor foi uma criança cujo balão foi encontrado na cidade espanhola de Barcelona.

6- Gabrielle Chanel comprava as formas/moldes de seus chapéus na Galeries Lafayette Haussmann. Em 1921, o famoso perfume n. 5 era vendido com exclusividade na loja, que ainda era detentora de 40% do produto. Entusiastas das corridas de cavalos, ela e Théophile Bader, fundador da Galeries Lafayette, se encontravam regularmente em Longchamp. Em 1923, eles assinaram um acordo pelo qual Mademoiselle Chanel concedeu à loja o direito de vender os perfumes da marca que leva seu sobrenome em todas as filiais por um período de 25 anos.

7- Em 1951 foi inaugurada a primeira escada rolante da loja, então a mais alta da Europa. No mesmo ano, após o período de pós-guerra, a cantora Edith Piaf se apresentou na frente da loja.

8- Em 1952, a princesa Ghislaine de Polignac tornou-se diretora do primeiro escritório de estilo criado na França na Galeries Lafayette. Ela comprava modelos dos grandes costureiros e negocia os direitos de se inspirar neles para as criações da própria marca. Estabeleceu-se assim como uma personalidade emblemática da profissão e, sob sua liderança, o escritório de estilo tornou-se uma referência indiscutível no prêt-à-porter.

9- Em 1954 a Galeries Lafayette organizou o Festival da Criação Francesa, premiando o melhor na categoria inovação. O evento também visava conectar designers e fabricantes para iniciar um novo impulso industrial ao setor. Um júri, presidido por Christian Dior, foi nomeado para a ocasião.

10- Em 1962, Sonia Rykiel abriu um corner na Galeries Lafayette e foi seguida por Christian Lacroix e  Jean Paul Gauthier .

11- O estilista Christian Lacroix assinou o cartão de Natal da loja em 1998.

12-Em 2008 foi criado o Departamento de Patrimônio e Arquivos, que preserva e promove o acervo histórico da loja de departamentos. Esta coleção, regularmente enriquecida por novas aquisições, é composta por inúmeros documentos (fotografias, cartazes, registos, etc.), mobiliário e peças de prêt-à-porter, retratando quase 130 anos de história.  A última aquisição deste acervo é uma fotografia de Robert Doisneau (1912-1994) retratando a passarela que atravessa a Rue Mogador logo após sua inauguração, em 1969, conectando dois edifícios separados pela rua, um dedicado às mulheres e o outro aos homens.

13- Com o slogan La Mode C´est Vous, a Galeries Lafayette organizou, em 2010, o maior desfile do mundo e entrou para o Guiness Book.

14- Em 2024, a Galeries Lafayette comemora 130 anos. Criada por dois primos da Alsácia, Alphonse Kahn (1864-1927) e Théophile Bader (1864-1942) em 1893, a loja foi aberta oficialmente em 1894 no número 1 da Rue Lafayette.

SOBRE A GALERIES LAFAYETTE

Com 130 anos de tradição, a Galeries Lafayette foi inaugurada em 1894 no Boulevard Haussmann. Hoje, é uma marca de notoriedade mundial, sinônimo de estilo parisiense e de elegância à francesa. Primeira loja de departamentos da Europa e com 70.000 m2 em três edifícios, recebe, atualmente, cerca de 100.000 visitantes/dia. Internamente, são 15.000 m2 dedicados à moda, com 3.500 marcas renomadas. Marcas das mais acessíveis às grifes mais desejadas do universo fashion estão presentes na Galeries Lafayette, como Louis Vuitton, Chanel, Prada, Gucci, Burberry, Balenciaga, MiuMiu, M.A.C, Lancôme, Dior e Sisley. A todos os clientes, oferece serviços sob medida de alta qualidade, que inclui personalshoppers e atendentes que falam português, salões privativos, entrega de compras no hotel e orientação no serviço de reembolso de impostos (12%).

Mais informações, acesse haussmann.galerieslafayette.com/pt-br/ 

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