Política

‘Refletir sobre a democracia é necessidade inadiável’, diz Weber

Presidente do STF discursou em razão do Dia Internacional da Democracia

Por Da Redação
Ás

‘Refletir sobre a democracia é necessidade inadiável’, diz Weber

Foto: Agência Brasil

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, afirmou nesta quinta-feira (15), durante sessão, que “refletir sobre a democracia não constitui mero exercício teórico, mas necessidade inadiável”. Para a ministra, a democracia é “um valor universal baseado na vontade, expressa livremente pelo povo, de determinar o seu próprio sistema político, econômico, social e cultural”.

A declaração se deu no início da sessão de julgamentos da Corte em razão do Dia Internacional da Democracia, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Não se resume ela, a democracia, reitero à exaustão, a escolhas periódicas, por voto direto, secreto e livre, de governantes. Democracia é muito mais, englobando diálogo, tolerância e respeito às minorias. Que saibamos todos defender a democracia enquanto valor inegociável e aperfeiçoá-la continuadamente”, disse a ministra.

Na ocasião, ela disse também que  a defesa da jurisdição constitucional e da integridade da ordem democrática constitui o norte da gestão dela. Em seguida, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que a democracia como o único regime que permite ao povo exercer exatamente o que é do povo.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário