Economia

Reforma Tributária acaba com isenção de imposto em compras da Shein e Shopee

Projeto de lei que regulamenta a reforma estabelece tributação de compras em plataformas pelo IVA

Por Da Redação
Ás

Reforma Tributária acaba com isenção de imposto em compras da Shein e Shopee

Foto: Reprodução

O projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária estabelece que compras realizadas em sites estrangeiros, como a Shein e a Shopee, serão tributadas pelo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), alíquota criada pela nova proposta. Se o texto for aprovado, a mudança passa a valer a partir de 2026.

A regra inclui as plataformas domiciliadas no exterior. Atualmente, compras estrangeiras de até US$ 50 são isentas do imposto de importação, mas é cobrado o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por parte dos estados.

Com a mudança proposta pelo governo, a cobrança do IVA é feita independentemente do valor do produto ou serviço. Com isso, as empresas deverão realizar o recolhimento do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), no âmbito estadual, e pela Contribuição Sobre Bens e Serviços (CBS), na esfera federal, que juntos, compõem o IVA.

Vale ressaltar que o texto enviado pelo governo  não altera as regras sobre o imposto de importação, cuja alíquota atual é de 60%.

Na última quarta-feira (24), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregou ao Congresso o primeiro projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre consumo, cujo a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi aprovada no ano passado e promulgada pelo Congresso Nacional.

O projeto apresentado traz regras gerais do IBS e CBS (os impostos sobre o consumo federal, estadual e municipal), além dos regimes específicos para determinados setores e, também, a proposta para o imposto seletivo. O texto também inclui detalhes sobre a cesta básica nacional, que terá impostos zerados.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.