• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • 'Rei do Lixo' mantinha planilhas com nomes e valores de esquema de fraudes cometidas em 17 estados, segundo a PF

'Rei do Lixo' mantinha planilhas com nomes e valores de esquema de fraudes cometidas em 17 estados, segundo a PF

Documentos foram apreendidos em um avião do empresário que chegava a Brasília, junto com os documentos, foram encontrados R$ 1,5 milhão em espécie

Por Da Redação
Ás

Atualizado
'Rei do Lixo' mantinha planilhas com nomes e valores de esquema de fraudes cometidas em 17 estados, segundo a PF

Foto: Reprodução

O empresário José Marcos de Moura, conhecido como "rei do lixo", tinha um esquema com planilhas que organizava informações dos 17 estados e dezenas de municípios em que atuava. Ele preso pela Polícia Federal (PF) durante a "Operação Overclean", no dia 10 de dezembro. As investigações da PF analisaram os documentos apreendidos no avião interceptado com Alex Parente em Brasília, com cerca de R$ 1,5 milhão em dinheiro.

Além da Bahia, Marcos Moura também atuava na liderança de um esquema de fraudes nos estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Pernambuco, Amapá, entre outros. Em todos esses estados, o União Brasil, partido que Moura integra a diretoria nacional e executiva, possui um governador, prefeito ou secretário na administração.

As informações foram identificadas em 50 páginas do documento que é investigado. Nas planilhas, o lado de cada sessão de estados e municípios, constam colunas com nomes, valores, contratos e empresas prestadoras de serviço, em um tipo de organograma organizado por Moura.

Moura foi preso preventivamente no dia 10 deste mês, foram atribuídos a ele os crimes de peculato, lavagem ou ocultação de bens, corrupção ativa, constituição ou integração de organização criminosa e fraude em licitações. Na ocasião, o ex-coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas na Bahia (Dnocs-BA), Lucas Lobão, também foi detido.

Um relatório de 668 páginas, divulgado pela PF na segunda-feira (16) revelou que o empresário possui contato direto com Ana Paula Magalhães de Albuquerque Lima, assessora do senador Davi Alcolumbre (União-AP). Ana Paula é servidora ativa do Senado Federal desde março de 2019 e integra o gabinete de Alcolumbre, de acordo com o site oficial da instituição. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário