Reino Unido apresenta nova proposta para saída da nação da União Europeia
Boris Johnson tentará fechar acordo com o bloco em duas semanas
Foto: Reprodução I Gov UK
O primeiro ministro britânico Boris Johnson, encaminhou nesta quarta-feira (2) a nova proposta de acordo do Brexit para a União Europeia (UE). Segundo premier, essa proposta será a última encaminhada para o bloco europeu, afirmando que se a UE recusar a proposta o Reino Unido deixará o bloco sem acordo.
No novo acordo, o primeiro-ministro confirma que irá proteger as "atuais regulações para os agricultores e outras empresas em ambos os lados da fronteira irlandesa", o que era uma grande preocupação da parte da União Europeia, que considera a região como indispensável.
Johnson completa afirmando que com a regulação o Reino Unido ainda poderá "sair completamente da União Europeia, com o controle sobre a nossa própria política comercial desde o primeiro momento".
Parlamento suspenso
A partir da próxima terça-feira (8), o Parlamento Britânico será suspenso por sete dias, só voltando as atividades no dia 14 de outubro, quando a Rainha Elizabeth irá pronunciar a nova legislatura do reino.
Em agosto, Boris Johnson havia decretado uma suspensão de mais de 30 dias do Parlamento, mas, após receber várias reivindicações, a Suprema Corte cessou o pedido do primeiro-ministro.
A suspensão provisória decretada nesta quarta, não impedirá o parlamento de interferir no processo do Brexit. O premier britânico, tentará conseguir um acordo com o Conselho Europeu nos dias 17 e 18 de outubro.