Reino Unido relata desenvolvimento da variante Delta Plus da Covid-19 na Europa
Variante já foi identificada em pelo menos 44 países

Foto: Reprodução/ Getty images
As autoridades sanitárias do Reino Unido estão acompanhando atentamente uma nova mutação da variante delta do novo coronavírus, que está crescendo em número de casos no país. Segundo dados oficiais, 6% dos casos que foram sequenciados geneticamente são de um novo tipo, o chamado AY.4.2 ou delta plus, confirmado pela primeira vez no país em julho deste ano.
A variante delta plus já foi identificada em pelo menos 44 países, de acordo com dados do portal outbreak.info, que coleta estatísticas globais de Covid.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos informou na quarta-feira (20) que a variante AY.4.2 ainda é "muito rara" no país, representando menos de 0,05% dos vírus sequenciados, com menos de 10 casos reportados. Mesmo assim, está sendo monitorada de perto devido as duas mutações na proteína spike –que liga o vírus às células humanas iniciando a infecção– que os especialistas avaliam que podem dar vantagens de sobrevivência ao vírus.
As autoridades de saúde de Israel identificaram o primeiro caso da variante no país na terça-feira (19).
A delta original, primeiro identificada na Índia, foi classificado como uma variante de preocupação no Reino Unido em maio de 2021, após ultrapassar a variante alfa (surgida no próprio Reino Unido), tornando-se o tipo dominante de Covid em circulação no país.


