Reitor da UFBA mantém Superintendente do HC - HUPES/EBSERH mesmo após anulação da eleição ocorrida em 2018
Hospital sofre com problemas de desabastecimento
Foto: Reprodução / UFMG
Sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares ( EBSERH) desde dezembro de 2013, o Hospital das Clínicas da UFBA, alvo de inúmeras denúncias quanto à precariedade da assistência, inclusive por falta de insumos básicos, segue sob a mesma direção, mesmo após anulação da eleição ocorrida em dezembro de 2018, que definiria a escolha do Diretor/ Superintendente para o quadriênio 2019-2022.
Indicado pelo Reitor da UFBA e nomeado pela Portaria EBSERH 961 de 17 Novembro de 2014, Prof Antônio Carlos Moreira Lemos, concorreu em nova eleição em dezembro de 2018, que foi considerada irregular e anulada por 9 (nove) votos a 1 (um),em 30/11/20, pela Comissão de Normas e Recursos do Conselho Universitário ( Consuni). Mantido no cargo por mais de 2 anos após findo o primeiro mandato e após decretada a anulação do pleito, o Reitor da UFBA, através do despacho 158 GAB/20 , solicita ao mesmo gestor que preside o Conselho Gestor do Hupes, com direito a voz e voto, além do poder de nomeação de parte expressiva deste mesmo Conselho, que encaminhe “ com a maior brevidade possível “ nova consulta para indicar novo Superintendente para a EBSERH.
Parte da Comunidade Acadêmica ouvida pelo Farol da Bahia demonstrou indignação e estranheza com o despacho proferido pelo Reitor e a manutenção do atual gestor e mais ainda, com a indefinição da data para nova consulta:
" A gestão teria que ser afastada e um grupo pro-tempore assumir e ter X dias para convocar as eleições" afirmou um professor da UFBA.
Ressalta se que o Estatuto da UFBA, prevê inclusive a nomeação de um "Diretor Protempore" no caso de vacância momentânea do cargo. No entanto, o reitor João Carlos Salles, que detém a prerrogativa de indicar o Superintendente do Hupes à EBSERH, optou por manter o mesmo gestor no cargo e reafirmar o apoio da Reitoria ao Hupes, que classificou como “ um dos centros fundamentais da nossa vida universitária e de nossa relação com a sociedade, ao tempo que nos colocamos à disposição para colaborar com o Conselho Gestor no que se julgar necessário “. A afirmação foi feita em correspondência eletrônica encaminhada à Comunidade acadêmica que integra o HUPES.
Sem data definida e “ no tempo da UFBA" é bem provável que o atual gestor complete seu quarto mandato ( 16 anos ) à frente do Hupes, uma vez que tem irrestrito apoio deste Reitorado, conforme fontes ouvidas pela redação.
Confira: