• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Relator adiciona imposto sobre herança de previdência privada em texto da reforma tributária
Economia

Relator adiciona imposto sobre herança de previdência privada em texto da reforma tributária

Cobrança havia sido incluída, inicialmente, pelo governo, mas foi retirada a pedido do presidente Lula

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Relator adiciona imposto sobre herança de previdência privada em texto da reforma tributária

Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil

O relator-geral do segundo projeto de lei de regulamentação da reforma tributária ( PLP 108/2024), deputado Mauro Benevides (PDT-CE), incluiu no texto a cobrança de Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre planos de previdência privada complementar, abertas e fechadas. 

O imposto, que é de competência estadual, foi incluído pelo governo na minuta prévia do projeto, porém, foi retirada a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por causa da repercussão negativa na classe média. 

Pelo texto protocolado pelo grupo responsável pela por escrever o parecer sobre a proposta, as entidades de previdência privada complementar serão responsáveis pela retenção e pelo recolhimento do ITCMD na hipótese de transmissão a herdeiros ou doação.

As entidades apresentarão aos fiscos a declaração de bens e direitos contendo, ao menos, a discriminação dos respectivos valores e a identificação dos participantes e dos beneficiários dos planos de previdência, incluindo PGBL e VGBL, os dois mais comuns.

O parecer sobre o PLP 108 foi divulgado na terça-feira (8). 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário