Relator pede cassação de Arthur do Val no Conselho de Ética da Alesp após áudio sexista
Em áudios vazados, o deputado disse que ucranianas eram “fáceis, porque são pobres”.
Foto: Reprodução
O relator da ação contra Arthur do Val (União Brasil) no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual Delegado Olim (PP), apresentou nesta quinta-feira (7), parecer favorável à cassação de mandato do parlamentar.
Do Val, conhecido como Mamãe Falei, tornou-se alvo de ação na Casa após vazamento de áudios sexistas sobre mulheres ucranianas, quando em viagem à Ucrânia ele disse que elas eram “fáceis, porque são pobres”.
De acordo com a avaliação de Olim, os áudios “extrapolam todos os limites da manifestação de qualquer cidadão e menos ainda o que se espera de um parlamentar por seu caráter sexual e machista, entremeado de termos de baixo calão e em ofensa ao Código de Ética e Decoro Parlamentar”.
O relatório será lido e analisado pelos outros oito membros do conselho na próxima terça-feira (12). Para que Arthur do Val perca o mandato na Alesp, é necessário que a maioria simples do grupo concorde com o parecer antes do plenário da Casa decidir sobre a perda do cargo.
Se o pleito terminar em empate, a presidente do Conselho de Ética, Maria Lúcia Amary (PSDB), será responsável por desempatar a votação. As punições previstas são advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do mandato ou perda de mandato.