Relatório aponta que Brasil é alvo de golpe que rouba dados de cartão de crédito
Esse tipo de ataque subiu para 7.386 nos primeiro trimestre de 2020
Foto: Reprodução/ Pond5
Um relatório divulgado pela Symantec revela que o Brasil é o terceiro país que mais sofre com ataques de formjacking, técnica usada para roubar dados de cartão de crédito de consumidores online.
No artigo, a companhia lista as principais tendências em ciberameaças para 2020, além de analisar golpes e ataques virtuais feitos no primeiro trimestre do ano. Um dos destaques é o disparo de e-mails maliciosos relacionados ao novo coronavírus.
Os ataques de formjacking estão crescendo em todo o mundo, especialmente no Brasil. Segundo o relatório, o país é o terceiro no ranking dos que mais sofrem com tentativas dessa modalidade de golpe.
Dados da empresa mostram que o número de ataques de formjacking cresceram de 7.633, no último trimestre de 2019, para 7.836, de janeiro a março de 2020. A razão do crescimento está na lucratividade da tática criminosa, que é bastante simples.
Criminosos também têm usado o interesse por informações a respeito do novo coronavírus para aplicar golpes online. Em fevereiro, a Symantec bloqueou cerca de cinco mil e-mails maliciosos com os assuntos "coronavírus", "corona" e "Covid-19". Os dados da empresa mostram que o volume de ataques acompanhou o avanço da pandemia: em março, o número de e-mails fraudulentos saltou para 82 mil – um aumento de 1542%.