Renan critica candidatura de Lira ao Senado e diz que rival “não tem nenhuma experiência em ajudar o estado"
Ex-presidente da Câmara confirma disputa em 2026 e deve enfrentar senador em Alagoas

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) criticou nesta quarta-feira (11) o anúncio de que o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) disputará uma vaga ao Senado nas eleições de 2026. Adversários políticos em Alagoas, os dois podem se enfrentar nas urnas.
Durante entrevista, Renan afirmou que Lira deveria permanecer na Câmara dos Deputados e questionou a atuação do rival em favor do estado.
“Não sei se ele será candidato. Isso não tem muita importância. Acho até que ele deve ficar um pouco mais na Câmara dos Deputados, porque ele não tem nenhuma experiência em ajudar o estado e batalhar pelas causas de Alagoas”, declarou.
Presidente do MDB em Alagoas, Renan disse que vai reunir a direção estadual do partido para orientar que candidatos da sigla apoiem apenas nomes da própria coligação.
“Vou reunir o MDB na próxima semana para dizer que só será candidato quem assumir o compromisso de votar em todos os deputados da coligação. Quem quiser votar no Arthur Lira vai para o partido dele”, afirmou.
Arthur Lira confirmou publicamente, também nesta quarta-feira, que disputará o Senado. Em nota, o deputado declarou: “Alagoas precisa crescer. Nosso compromisso é garantir mais recursos, mais obras estruturantes e mais oportunidades para todas as regiões”.
O parlamentar informou que pretende realizar, na primeira quinzena de março, um evento em Maceió para mobilizar lideranças da capital e de municípios do estado.
Lira está no quarto mandato como deputado federal por Alagoas e presidiu a Câmara entre 2021 e 2025. Renan Calheiros, por sua vez, se prepara para disputar o quinto mandato no Senado.


