Renault começa a produzir o Boreal no Brasil

SUV médio tem motor 1.3 e será lançado em breve

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Renault começa a produzir o Boreal no Brasil

A Renault confirmou o início da produção em série do Boreal em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR). O SUV médio será lançado até o fim do ano e faz parte de um investimento global de 3 bilhões de euros — cerca de R$ 19,5 bilhões — destinado ao desenvolvimento de novos produtos fora do mercado europeu.

O anúncio contou com a presença de Thierry Charvet, vice-presidente de Indústria, Qualidade e Supply Chain do Renault Group; Mendi Ammad, vice-presidente industrial da Renault para a América Latina; e Ariel Montenegro, presidente e diretor-geral da Renault do Brasil.

O Boreal será exportado para 17 países, mas não será vendido na Europa. O investimento de 3 bilhões de euros envolve o desenvolvimento de oito modelos voltados a mercados fora do continente europeu.

Design e dimensões

O SUV adota linhas angulares e geométricas, com assinatura luminosa frontal em formato de “C”, grade de elementos quadrados, rodas de 19 polegadas, teto solar panorâmico e lanternas traseiras estreitas.

Construído sobre a plataforma modular RGMP, a mesma utilizada no Kardian, o Boreal tem dimensões superiores: 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura, 2,70 m de entre-eixos e 1,65 m de altura. O teto traseiro é ligeiramente inclinado.

Interior e tecnologia

O interior combina materiais macios ao toque e painel digital duplo no formato OpenR, semelhante ao dos modelos elétricos da marca. O sistema de infotainment utiliza interface Google nativa e traz telas de 10 e 10 polegadas com o sistema OpenR Link, compatível com aplicativos como Spotify, Deezer, Amazon Music, YouTube, Netflix e Waze, além de permitir atualizações automáticas e visualização em câmera 360°.

O sistema de som, dependendo da versão, será fornecido pela Harman Kardon, com 10 alto-falantes e desenvolvimento assinado em parceria com o músico Jean-Michel Jarre. O SUV oferece cinco modos de ambiente interno — Studio, Immersion, Concert, Club e Lounge — e modos de condução configuráveis.

O acabamento interno utiliza couro em tons de azul e preto. Em outros mercados, como a Turquia, haverá opção de revestimento claro.

Entre os recursos de assistência à condução (ADAS), o Boreal contará com 24 sistemas, incluindo controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e monitoramento de ponto cego.

O porta-malas tem capacidade de 522 litros, ampliável para 1.279 litros com o rebatimento dos bancos traseiros, que podem ser acionados por meio do sistema Easy Break.

Motorização

O Renault Boreal utilizará o motor 1.3 TCe turbo flex, com 156 cv quando abastecido com gasolina e 163 cv com etanol, combinado ao câmbio automatizado EDC de dupla embreagem. O conjunto é o mesmo que equipa modelos como Duster, Captur e Oroch, mas com calibrações específicas para o novo SUV.

Embora a plataforma seja compatível com sistemas híbridos, o Boreal não contará com eletrificação neste primeiro momento.

Lançamento

O Boreal estreia globalmente nesta semana, mas os detalhes de versões, preços e início das vendas serão divulgados mais adiante, junto ao lançamento comercial e aos testes de imprensa.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário