Renovação do Painel "Glória a Ti" marca as celebrações do jubileu da Igreja do Bonfim
Painel revitalizado é destaque na tradicional festa da Lavagem do Bonfim em Salvador (BA)
Foto: Divulgação
A revitalização do painel "Glória a Ti", criado pelo artista plástico Raphael Ribeiro, conhecido como Tipografite, é um presente antecipado para as festividades do jubileu de 270 anos da Igreja do Bonfim, em Salvador.
Com uma área de 28m² e a frase "Glória a I neste dia de glória", o mural localizado na Avenida Jequitaia ganhou destaque como um dos pontos mais icônicos da festa da Lavagem do Bonfim, sendo um lugar obrigatório para as fotos dos participantes do evento.
Essa é a terceira versão do mural executada pelo artista e tornou-se uma referência para os fiéis, moradores locais e todos os que frequentam a Lavagem do Bonfim desde sua criação em 2018.
Histórico
Na sua primeira versão, custeada integralmente pelo artista, a obra teve grande repercussão entre os mais de 2 milhões de participantes da festa da Lavagem do Bonfim, viralizando nas redes sociais.
Entretanto, no final de 2019, a loja que detinha o espaço ordenou a pintura em todas as suas unidades, resultando na remoção do painel. A ação provocou indignação na população, gerando um movimento de revolta e reivindicação por reparação.
Após a repercussão negativa, a proprietária da rede de lojas, Luiza Trajano, entrou em contato com o artista e propôs a refação do mural, que, em sua segunda versão, foi custeado pela empresa, resultando em uma obra ainda maior. Assim, o painel voltou a ser um marco na Lavagem do Bonfim em janeiro de 2020.
Renovação
Este ano, em colaboração com a Prefeitura de Salvador, o artista realizou uma nova renovação do mural, reafirmando sua relevância para a cena artística e cultural da cidade. "O 'Glória a Ti' desde o início buscou ocupar os espaços públicos de Salvador com a nossa arte e cultura. É um mural que enaltece a riqueza do nosso povo e sua identidade na rua", afirma o artista.
Ele ressalta que o painel não é apenas seu, mas pertence à cidade e ao povo baiano. "O mural é de todos, e eu sou apenas o executor." Raphael destaca que revitalizar o painel reforça o papel da arte urbana na transformação dos espaços públicos, comunicando, embelezando e provocando reflexões na população.