Resgate de trabalhadores presos em mina na Índia pode demorar mais 48 horas
Equipamentos estão removendo os destroços desde a manhã de domingo (12)
Foto: Reprodução
As equipes de resgate da Índia alertaram nesta sexta-feira que ainda pode levar mais dois dias para remover os escombros antes que possam chegar aos 40 trabalhadores que estão presos em um túnel que desabou há quase uma semana, no domingo, 12 de novembro. As escavadeiras estão removendo detritos desde a manhã de domingo para criar uma rota de fuga para os trabalhadores, depois do acidente na obra, no estado de Uttarakhand, no Himalaia.
Os esforços de resgate foram retardados por destroços que continuaram a cair enquanto os trabalhadores tentavam limpar o túnel. Depois que uma broca de perfuração terrestre apresentou problemas, a Força Aérea voou na quarta-feira com uma segunda máquina de perfuração em um avião militar C-130 Hercules, com a broca gigante se estendendo por quase todo o comprimento do porão de carga da aeronave.
Engenheiros estão tentando enfiar um tubo de aço com cerca de 90 centímetros de largura através dos escombros — largo o suficiente para que os homens presos possam passar. Na noite de quinta-feira, apenas 18 metros de tubo haviam sido inseridos nos escombros com a ajuda da nova máquina. “Se o trabalho continuar neste ritmo, serão necessárias mais 40-48 horas para resgatar os trabalhadores”, disse o líder do resgate Deepak Patil na manhã desta sexta-feira.