Retorno dos shoppings terá horário reduzido
Estabelecimentos vão funcionar das 12:00 às 20:00 sem praça de alimentação
Foto: Reprodução
Divulgada nesta terça-feira (7), pelo governo da Bahia e pela prefeitura de Salvador, a Fase 1 da retomada das atividades comerciais na capital baiana permitirá que shoppings, centros comerciais e semelhantes, comércio de rua acima de 200 m², templos religiosos e igrejas e drive in voltem a funcionar após Salvador atingir uma taxa de ocupação de leitos de UTI de 75%.
No entanto, os locais vão ter que seguir os protocolos de segurança impostos pelo Executivo municipal.
Os shoppings voltam a funcionar de segunda à sábado - 12h às 20h. Após horário de pico para não gerar confusão no transporte público.
Praças de alimentação só vão funcionar no esquema delivery ou take away.
Só será permitida a ocupação de uma pessoa a cada 9 m² em áreas comuns. Em lojas, esse número cai para 1/5m². Estacionamento terá 50% das vagas.
Haverá testagem inicial e a cada 21 dias. Será obrigatório também o uso de máscara e afastamento, proibição de eventos presenciais.
Os comércios de rua poderão funcionar de segunda a sexta, das 10h às 16h, atendendo o limite de uma pessoa por 9m².
Já o estacionamento será disponibilizado em 50% acima de dez vagas. Deverá ser garantido também o atendimento prioritário para grupos de risco.
Templos e igrejas funcionarão das 10h às 20h, de segunda a sábado. Domingo sem restrição de horário.
Os locais vão poder ocupar apenas 20% da capacidade do salão ou 50 pessoas. Proibidas escolas, aulas e reuniões. Além disso, permanecem proibidos para crianças.
O sistema Drive-in só poderá funcionar para eventos com autorização prévia, exclusivamente dentro de veículos fechados.
Alimentação deverá ocorrer nos veículos; lotação do estacionamento com mínimo de 1,5 metro de entre os carros.
Além disso, ingressos deverão ser adquiridos exclusivamente online. Haverá pagamentos de alimentos online e banheiros com fila virtual.