Retrospectiva: 5 carros de preparadoras alemãs lançados no Brasil em 2021
Aos detalhes...
Foto: Divulgação
Luxuosos e para poucos, os lançamentos de 2021 no Brasil de preparações automotivas registraram um mix de exclusividade, potência e performance. Os supercarros fizeram a cabeça e os corações dos apaixonados por velocidade e personalização. Os modelos variaram desde os mais velozes do mundo, até as opções para quem também considera espaço e conforto tão importantes quanto a velocidade.
A Strasse, filial brasileira das alemãs Brabus Germany, Startech, Oettinger e AC Schnitzer, trouxe em 2021 uma série de lançamentos que atendem a diversos gostos, que podem custar até R$ 8,5 milhões, podendo variar de modelos esportistas e velozes, com opções que até fazem parte da lista de carros luxuosos dos famosos, como, por exemplo, o de Cristiano Ronaldo. Confira abaixo.
G63 Brabus 900 Rocket Edition
Apenas 25 sortudos em todo o mundo podem ter um modelo desse na garagem. Com incríveis 900 cv de força e um enorme pico de torque de 1.250 Nm, também recebeu aperfeiçoamento aerodinâmico e estético em carbono, desenvolvidos especificamente para este modelo. As modificações incluem o pacote Brabus Widestar, com novos para-choques, caixas de rodas maiores, saías laterais, nova grade do radiador, com entradas RAM-AIR integradas, Rocket Starup Glow e um logotipo Rocket Iluminado. Alcança de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos, e sua velocidade máxima é limitada a 280 km/h para proteger os pneus.
G800 Brabus
Um dos lançamentos mais comentados desse ano foi o G800 Brabus. O modelo que conquistou o coração do CR7 traz ganho de força e melhorias aplicadas que levam o carro a sair da inércia total para 100 km/h em 4 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 240 km/h para proteger os pneus. Possui 800 cv e torque limitados a 1000 Nm, nas 3 primeiras marchas.
Porsche Oettinger
Interessados na linha Oettinger para Porsche contarão com toda a segurança e cuidado que só a engenharia alemã, com adequações para o mercado brasileiro, pode oferecer. Um bom exemplo disso é a aplicação de configurações específicas nos motores que rodam no Brasil para se adequarem a gasolina nacional, que contém álcool em sua composição. E no caso dos modelos híbridos, elevar a potência do motor à combustão e mantê-lo em perfeita sincronia com o motor elétrico é outro procedimento que ilustra a complexidade do trabalho realizado pela Oettinger, e entregue no Brasil pela Strasse. Os modelos se diferenciam por uma sutil linha prata, que fica na parte traseira do veículo, logo abaixo do nome do modelo de cada carro. O sublinhado faz referência à versão exclusiva e mais potente da Oettinger, diferente da encontrada no mundo afora. Disponível nas versões Porsche Panamera, Cayenne e Macan.
Brabus GLE900 Rocket
O SUV mais rápido do mundo foi um dos lançamentos mais comentados da Brabus. O GLE900 Rocket pode ser de apenas 25 sortudos no mundo todo. Atinge de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, com velocidade máxima de 330 km/h, que pode variar conforme as suas rodas de 23 ou 24 polegadas. Seu torque foi de 850Nm para 1250Nm (limitado eletronicamente em 1000Nm nas 3 primeiras marchas para preservar o trem de força), enquanto a cilindrada do motor foi dos 4 Litros do GLE 63 S para 4.5 na versão da Brabus.
Taos Oettinger
O Taos Oettinger faz sucesso aqui no Brasil. Traz velocidade máxima de 195 km/h e torque 33% superior ao um motor original. O Taos Oettinger reduziu o 0 a 100 - que agora fica 0,3 segundos mais rápido, na casa dos 9 segundos - e aumentou a potência dos originais 150cv e 250Nm de torque para expressivos 200cv e 370Nm, respectivamente.