Rio do litoral de São Paulo é o segundo mais poluído por microplásticos do mundo, aponta estudo
O levantamento de pesquisadores brasileiros utilizou dados publicados em artigos científicos

Foto: Reprodução/Instituto EcoFaxina
O Rio dos Bugres, situado entre Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo, foi classificado como o segundo mais poluído por microplásticos do mundo. O levantamento de pesquisadores brasileiros utilizou dados publicados em artigos científicos, e foi divulgado na revista Marine Pollution Bulletin pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e também pelo Instituto EcoFaxina.
A equipe de pesquisa coletou amostras de sedimentos em dez pontos do rio, incluindo o Canal de São Vicente e o Canal do Porto de Santos, entre abril e julho de 2018. O material foi analisado em laboratório.
No trecho do Rio dos Bugres que mais se destaca, havia 93.050 partículas de microplásticos por quilo de sedimento coletado no fundo da água. O Rio Pasur, em Bangladesh, país do Sul da Ásia, assume a liderança do ranking, com 157 mil partículas na mesma quantidade de sedimentos.
Os microplásticos geralmente são originados de fragmentos de objetos maiores, como embalagens e fibras sintéticas de roupas e pneus. No caso do Rio dos Bugres, a maior parte dos resíduos é originada do consumo de moradores das palafitas.
A Prefeitura de São Vicente, por meio de nota, informou que monitora a situação do Rio Bugres por meio de estudos e relatórios ambientais internos. A administração municipal ressaltou que está agindo para minimizar os impactos, por meio da fiscalização de descarte irregular e multa aos infratores.
Também por meio de nota, a Prefeitura de Santos afirmou que cerca de 80% do lixo marinho tem origem no ambiente terrestre e alegou a existência de um projeto para reurbanizar a região do Rio dos Bugres, o Parque das Palafitas, que já está com obras em andamento.