• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Rio Grande do Sul recebe alerta "muito alto" para enchentes e deslizamentos nos próximos dias
Brasil

Rio Grande do Sul recebe alerta "muito alto" para enchentes e deslizamentos nos próximos dias

Enchentes, deslizamentos e frente fria pode ser o cenário do estado até quinta-feira (15)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Rio Grande do Sul recebe alerta "muito alto" para enchentes e deslizamentos nos próximos dias

Foto: Divulgação/Concresul

O Rio Grande do Sul recebeu um alerta de risco “muito alto”, pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden),  no último sábado (11), para eventos geo-hidrológicos, que incluem ocorrências como enchentes e deslizamentos. O alerta é referente aos dias 11 e 13 de maio.

O Cemaden considera muito alta a possibilidade de novas ocorrências hidrológicas no Centro-Oriental, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre, devido à previsão de chuva com possibilidade de altos acumulados para amanhã. 

Segundo ele, o aviso vale, principalmente, para a região centro-norte do estado devido à permanência das inundações, aos níveis fluviométricos elevados em vários municípios, deslocamento das ondas de areia, acumulados de chuva nos últimos dias e condição de saturação do solo. Esses fatores são agravantes na situação hidrológica de municípios localizados nessas masorregiões.  

Bacias hidrográficas como o Rio Uruguai, lago Guaíba, Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí e Camaquã, estão em situação crítica, podendo agravar a condição dos municípios nessas áreas. 

A Serra Gaúcha está correndo risco geológico, que condiz com a alta possibilidade de movimentos de massa, como deslizamentos de terra esparsos e quedas de barreiras.  Este cenário é agravado pelo aumento da umidade do solo e os elevados acumulados de chuva. 

Um alerta para uma frente fria também foi emitido para o estado do Rio Grande do Sul. Na segunda-feira (13) de tarde, a temperatura pode chegar a 13°C; na terça (14), o amanhecer deve ser com a temperatura entre 3°C e 4°C; a previsão de maior queda ainda é na quinta-feira (15).

O ar frio e seco ganha força e o amanhecer será gelado, com mínimas na serra que podem oscilar entre de 0°C e 1°C e condição para formação de geada moderada e forte em alguns pontos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário