Rio-Niterói disputa com Assunção em eleição para sedes do Pan-Americano de 2031
Candidatura escolhida será anunciada no segundo semestre de 2025
Foto: André Durão/COB
A PanAm Sports confirmou as cidades inscritas nesse sábado (1) para receber os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031. A candidatura brasileira conjunta do Rio de Janeiro e de Niterói concorre com a paraguaia Assunção.
Conforme a entidade administradora do evento, o anúncio da sede oficial será feito no segundo semestre de 2025. A cidade onde será realizada a votação ainda será definida pela PanAm Sports.
Sem novos candidatos até as 23h59 de sexta-feira (31), Rio-Niterói e Assunção seguem na disputa. Agora, ambos os países devem cumprir uma série de requisitos até o dia 30 de abril, incluindo o dossiê de candidatura.
São Paulo também foi uma das cidades brasileiras a concorrer à sede representando o Comitê Olímpico do Brasil (COB), mas desistiu. A cidade paulista passou a apoiar a candidatura fluminense.
No lado brasileiro, a vantagem de ter sediado o Pan de 2007 e os Jogos Olímpicos de 2016 fortalece na disputa. Tanto o Rio de Janeiro quanto Niterói possuem estruturas prontas para receber grandes eventos na região, como sediou a Copa do Mundo de 2014.
Já Assunção realiza o Pan Jr em agosto deste ano, além da força política, visto que o presidente do Comitê Olímpico paraguaio, Camilo Pérez López Moreira, é membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), desde 2018. Camilo também foi eleito segundo vice-presidente da PanAm Sports em dezembro passado.