Rio São Francisco completa 521 anos: especialistas alertam para redução do volume de água
Segundo uma pesquisa do MapBiomas, 50% do seu volume de água foi perdido nas últimas três décadas
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Rio São Francisco, terceira maior bacia hidrográfica do Brasil, completa 521 anos de descobrimento nesta terça-feira (4). Porém, o momento de comemoração tem se tornado de alerta. Segundo especialistas do MapBiomas, 50% do seu volume de água foi perdido nas últimas três décadas.
O Velho Chico, como é popularmente conhecido, passa por seis estados brasileiros: Bahia, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além do Distrito Federal. Ele registra uma extensão 2.863 km e uma área de drenagem de mais de 639.219 km².
Como explica o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), os principais riscos ao rio são: desmatamento; poluição urbana, industrial, mineral e agrícola; e alto consumo de água para irrigação. Além disso, a organização ressalta a importância de preservar a bacia, que compreende 8% do território nacional.
A perda de água potável e a falta de saneamento básico são os principais problemas a saúde do rio, de acordo com os estudos feitos pelo comitê.
Os pesquisadores detalham que, ao distribuir água para consumo humano, é verificada uma perda de 40% de água potável, o equivalente a 7,5 mil piscinas olímpicas de água potável perdidas todos dias, quantidade suficiente para abastecer 63 milhões de brasileiros em um ano.