Risco de morte por Covid-19 é até 4,4 vezes maior entre obesos, aponta estudo
Especialistas alertam para a importância da vida saudável
Foto: Getty Images
Um estudo brasileiro publicado na revista científica The Lancet aponta os índices de contribuição da obesidade em mortes pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os dados mostram que, em relação às pessoas saudáveis, os pacientes obesos de 20 a 39 anos têm 4,4 vezes mais chances de morrer após a infecção. Em pessoas de 40 a 59 anos, as chances são 2,7 vezes maiores. Já em idosos, o fator é multiplicado em 1,6 vez. Em casos de pacientes obesos que também possuem diabetes ou doenças cardiovasculares, o aumento é considerado significativo. O cirurgião Rodrigo Barbosa falou nesta quarta-feira (12), em entrevista à CNN, sobre a importância do estudo.
“O aumento é bem expressivo, principalmente quando associado a outras doenças. Isso nos faz lembrar que a obesidade por si só é uma doença que aumenta os fatores inflamatórios do corpo, que traz uma restrição respiratória importante e dificulta a recuperação da Covid-19“, afirmou.
Na edição desta quarta-feira (12) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes disse que o risco indicado pelo estudo é preocupante, mas pode ser reduzido com o tratamento adequado. “O risco pode ser contornado através de se buscar um tratamento e um apoio profissional adequado para o indivíduo voltar ao seu padrão mais saudável”, disse Gomes.