Economia

Risco-país do Brasil cai ao menor patamar em nove anos

Índice chegou a 98,2591 pontos, menor valor desde de 2010

Por Da Redação, Agências
Ás

Risco-país do Brasil cai ao menor patamar em nove anos

Foto: Agência Brasil

O spread do contrato de Credit Default Swap (CDS) de cinco anos do Brasil, medida de risco-país analisada pelos estudiosos do mercado financeiro, caiu abaixo dos 100 pontos e opera em baixa nesta segunda-feira (16). O índice, por volta das 14h25, operava a 98,2591 pontos. Em relação aos valores de fechamento, este é o menor desde os 96,9 pontos registrados em 8 de novembro de 2010. A tendência segue o movimento de outros países emergentes nestas últimas semanas.

Embora a projeção da relação dívida/PIB do Brasil deva continuar crescendo nos próximos três anos, a agência citou a perspectiva de melhora da posição fiscal do país, após a aprovação da reforma da Previdência.

O CDS é utilizado como um termômetro informal da confiança dos investidores em relação a economias, especialmente as emergentes. Se o indicador cresce, é um sinal de que os investidores temem o futuro financeiro do país. Se ele cai, o recado é o inverso: sinaliza aumento da confiança em relação à capacidade de o país saldar suas dívidas.

Em 2010, o país chegou a ter o selo de bom pagador concedido pelas agências de risco Standard & Poor's, Fitch e Moody's.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.