Rishi Sunak é o mais votado na disputa para eleger primeiro-ministro britânico
Próxima rodada está prevista para esta quarta-feira (20)
Foto: Reprodução/Twitter
O ex-ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak, se manteve na liderança da disputa pelo cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. Nas quatro rodadas que teve, incluindo a dessa terça-feira (19), ele ficou em primeiro lugar. A secretária de Comércio Internacional, Penny Mordaunt, se manteve em segundo lugar nas quatro rodadas iniciais.
No entanto, Liz Truss, ministra de Relações Exteriores, aos poucos foi diminuindo a diferença de votos. A ex-ministra Kemi Badenoch foi eliminada por ser a menos votada. Nesta quarta votação, Sunak obteve 118 votos, seguido da ex-ministra da Defesa Penny Mordaunt, com 92, e da atual ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, com 86. A próxima rodada, que acontece nesta quarta-feira (20), definirá os dois finalistas.
Segundo o presidente do Comitê de 1922, Graham Brady, o cronograma para definir o substituto de Boris Johnson ficou da seguinte forma:
-12 de julho: Os candidatos foram nomeados oficialmente neste dia. Eles precisam ter o apoio de pelo menos outros 20 deputados para participar da disputa.
-13 a 21 de julho: Rodadas iniciais de eleição. Os deputados do Partido Conservador votam em seus candidatos. Os menos votados são eliminados até restarem apenas dois concorrentes.
-21 de julho: O parlamento britânico entra em recesso.
-Julho a setembro: A votação continua pelos correios, entre os dois candidatos finais. Nessa etapa, todos os membros do partido podem votar (são em torno de 180 mil pessoas).
-5 de setembro: É anunciado o vencedor da disputa, que se tornará o novo líder do Partido Conservador e o novo primeiro-ministro britânico.