• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Rita Lee, CPMI do 8 de janeiro, trabalhadores resgatados e Tina Turner; confira retrospectiva de maio
Brasil

Rita Lee, CPMI do 8 de janeiro, trabalhadores resgatados e Tina Turner; confira retrospectiva de maio

Confira os principais fatos do mês em 2023

Por Da Redação
Ás

Rita Lee, CPMI do 8 de janeiro, trabalhadores resgatados e Tina Turner; confira retrospectiva de maio

Foto: Farol da Bahia

O ano de 2023 foi marcado por tensões políticas no Brasil e no mundo, operações policiais que causaram diversas mortes e repercutiram no país, mudanças climáticas, guerras e terremotos que destruíram cidades. 

Confira os principais acontecimentos em maio: 

Brasil

Morte Rita Lee 

A cantora Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras do Brasil, morreu no dia 9 de maio, aos 75 anos. O velório foi aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, no dia 10. Em 2021, a artista foi diagnosticada com um câncer de pulmão e desde então vinha fazendo tratamento contra a doença. 

Com mais de 300 composições, a cantora tornou-se uma grande referência para mulheres na música. Ativista e feminista, Rita não participou somente de revoluções no que diz respeito à música no país, mas também no que diz respeito à sociedade como um todo. A maioria de suas músicas, inclusive, fizeram sucesso por falar sobre a independência e a sexualidade feminina sem tabus. 

Instalação da CPMI do 8 de Janeiro 

O Congresso Nacional instalou, no dia 25 de maio, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, que investigou a invasão às sedes dos três Poderes, em Brasília, no início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A primeira sessão do colegiado foi usada para eleger os cargos da mesa diretora. A presidência ficou com o deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), aliado político do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Já a relatoria ficou com a senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

O relatório final da comissão, feito pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), foi aprovado por 20 votos favoráveis, 11 contrários e uma abstenção, em outubro. O relatório pediu o indiciamento de 61 pessoas por crimes como associação criminosa, violência política, abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Entre elas, o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-ministros do seu governo, como Walter Braga Neto, da Defesa; Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e Anderson Torres, da Justiça.

Mundo

Tina Turner, cantora apelidada de "Rainha do Rock", morreu aos 83 anos

A cantora, compositora e atriz americana Tina Turner morreu no dia 24 de maio, aos 83 anos, na Suíça, por causas naturais. Considerada a rainha do rock n' roll, a artista nasceu em uma família pobre dos Estados Unidos em 1939. Anna Mae Bullock, nome de batismo da cantora, foi abandonada pelos pais e cantou em boates para se sustentar. Ela iniciou a carreira nos anos 1950 como parte da dupla Ike & Tina Turner. 

Com uma voz poderosa, Tina logo se destacou, conquistando fãs ao redor do mundo. Apesar do sucesso da dupla, foi em sua carreira solo que a artista alcançou seu maior sucesso. Após o fim de seu casamento com Ike Turner, ela recomeçou sua trajetória musical e lançou o álbum Private Dancer, em 1984. O álbum foi um enorme sucesso, impulsionado pelo hit “What’s Love Got to Do with It" e rendeu a Tina quatro dos seis Grammy ao qual foi indicado. Ao longo da carreira, ela recebeu 12 Grammys. Tina também se destacou como atriz e teve sua vida retratada no longa biográfico What’s Love Got to Do With It, adaptado de sua autobiografia I, Tina: My Life Story.

Bahia 

Investigada por estelionato, Maqueila Bastos é morta a tiros na Bahia

Conhecida pela prática constante do crime de estelionato, Maqueila Santos Bastos foi morta a tiros na cidade de Canarana, no norte da Bahia, no dia 11 de maio. Ela ficou conhecida por ter sido indiciada por participação na morte do empresário Leandro Troesch, dono da pousada Paraíso Perdido, em Jaguaripe. No entanto, o envolvimento foi descartado em fevereiro deste ano, quando o laudo pericial apontou que Leandro cometeu suicídio. O caso ganhou grande repercussão na Bahia. 

Segundo a Polícia Civil, Maqueila foi encontrada com as mãos amarradas e sem vida em uma estrada de terra que dá acesso ao povoado de Baixa do Vigário. Cartuchos de três armas diferentes foram encontrados junto ao corpo dela. Não há detalhes sobre quem cometeu o assassinato.

MTE resgata 25 trabalhadores de situação análoga à escravidão

Auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgataram, no dia 22 de maio, 25 trabalhadores em situação de trabalho análogo à escravidão em uma colheita de café em fazenda de Encruzilhada, no sudoeste da Bahia. No dia 24, o proprietário do local reconheceu que os trabalhadores eram submetidos a condições degradantes e pagou cerca de R$ 100 mil em parcelas rescisórias.

De acordo com o MTE, os funcionários não possuíam registro de trabalho e não passaram por exame admissional. O acordo foi que os pagamentos seriam feitos apenas no final da colheita e, até lá, eles tiveram as carteiras de trabalho retidas pelo responsável, motivo pelo qual os funcionários não tinham a possibilidade de deixar o local.

Além disso, os trabalhadores não usavam qualquer equipamento de segurança, nem vestimentas adequadas. Por causa disso, pelo menos três deles apresentavam sintomas de doenças quando foram resgatados, e precisaram ser encaminhados para unidades de saúde do município. O MTE ainda pontuou que os funcionários eram obrigados a fazer necessidades fisiológicas no chão, na área onde a colheita era feita. 

Salvador 

Cadastramento de ambulantes para festas populares será feito em novo modelo

O anúncio sobre o novo modelo de cadastramento de ambulantes para festas populares em Salvador foi feito em 25 de maio. O novo sistema foi descrito em decreto divulgado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), após encontro com a participação das entidades dos trabalhadores. O cadastro contemplou as principais reivindicações: critérios inclusivos e preestabelecidos de seleção, período ampliado de inscrição, e incremento da estrutura aos interessados em realizar a inscrição presencialmente. A inscrição permaneceu de forma online, mas com postos disponíveis postos de atendimento nas prefeituras-bairro com computadores e servidores municipais treinados para evitar que as pessoas com menor conhecimento sobre uso de tecnologias sejam preteridas no processo.

Antes, ainda em 2023, foram registrados conflitos entre a prefeitura e ambulantes devido a dificuldade em acessar e realizar o cadastro, por isso foram realizadas as alterações no processo. 

Imagens 

Reprodução/Redes Sociais 

Marcelo Camargo/Agência Brasil 

Reprodução/Redes Sociais 

Reprodução/Redes Sociais 

Divulgação/MTE

Inácio Teixeira/Secom 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário