• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Ritmo, paixão e sanfona: Targino Gondim fala sobre expectativas para o São João 2023
Cultura

Ritmo, paixão e sanfona: Targino Gondim fala sobre expectativas para o São João 2023

Em entrevista ao Farol da Bahia, cantor afirmou que "Essa Menina" já é destaque

Por Ane Catarine Lima
Ás

Ritmo, paixão e sanfona: Targino Gondim fala sobre expectativas para o São João 2023

Foto: Divulgação

Com as primeiras notas do acordeão e o cheiro de licor no ar, o Nordeste anuncia que o São João já começou. Enquanto a temperatura começa a cair, o calor humano e a alegria dessa época se espalham pelas cidades do interior baiano, onde as tradições juninas ganham vida. Em entrevista ao Farol da Bahia, o cantor, compositor e sanfoneiro pernambucano Targino Gondim, de 50 anos, conta um pouco de sua expectativa para os festejos deste ano. 

A música "Esperando na Janela", uma obra atemporal do artista, figura entre as mais tocadas nas festas juninas, de acordo com um levantamento realizado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Com esse sucesso, Targino Gondim conquistou o Grammy Latino em 2001.

Segundo o cantor, após esse grande feito e sua colaboração com Bell Marques em "As Mangas do Nosso Amor", além de "Lá Fora Tá Chovendo", lançada em parceria com o cantor Zeca Baleiro, chegou a hora de apresentar ao público no São João sua mais nova música de trabalho, "Essa Menina", em parceria com Carlinhos Brown.

Confira abaixo a entrevista completa:

Farol da Bahia (FB): Como está se preparando para a maratona de shows no São João?

Targino Gondim: Minha preparação envolve alegria em encontrar as pessoas. Ver o entusiasmo e a ansiedade delas para dançar e curtir nossos shows. Recentemente, realizei o evento 'Uma Noite de São João na Chapada', em Palmeiras, e foi incrível. Essa é minha preparação para a maratona do São João.

FB: Quais são as suas expectativas para a festa junina deste ano? 

Targino Gondim: Minhas expectativas são sempre ótimas. Todos estão ansiosos para nossos shows. Nas redes sociais, as pessoas querem saber onde estaremos e em qual dia nos apresentaremos, para que possam se programar. Inclusive, muitas pessoas viajam de acordo com minha agenda de shows juninos. Graças a Deus e a São João, tudo está indo bem, e as expectativas são maravilhosas.

FB: Em qual cidade o senhor está mais ansioso para se apresentar?

Targino Gondim: Em todas as cidades. Na verdade, estamos sempre ansiosos para chegar a cada uma delas e fazer bonito, como o verdadeiro São João deve ser, com muita sanfona, forró e alegria. Todas as cidades alimentam em nós o desejo, a ansiedade e a alegria de nos apresentar.

FB: Além do grande sucesso de “Esperando na Janela”, a música "Essa menina" já tem mais de 200 mil visualizações no YouTube. Na sua opinião, esse trabalho mais recente pode se destacar neste São João?

Targino Gondim: Para aqueles que já são fãs do meu trabalho e da música "Essa Menina", ela já é um destaque. É uma canção bonita, com balanço, do jeito que gostamos. Foi um presente que eu e Carlinhos Brown soltamos para a história da música nordestina e brasileira. "Essa Menina" já está conquistando o coração do povo, e isso, sem dúvidas, é muito gratificante.

FB: Apesar da agenda cheia, o senhor pretende tirar um tempinho para curtir com a família?

Targino Gondim: Neste mês de junho, infelizmente, não conseguiremos aproveitar com a família. Na verdade, nessa época, minha celebração é com minha segunda família: minha banda e meus músicos. Durante essa maratona de shows, temos um ‘day off’, momento em que aproveitamos para confraternizar juntos. Após o São João, é quando realmente tiro um tempo para curtir com minha família.

FB: Para encerrar, qual é a importância, na sua opinião, de celebrar o São João?

Targino Gondim: A importância está em mantermos nossa música verdadeira sempre presente, com a sanfona como protagonista das festas juninas. É uma celebração do retorno ao lar. Muitos filhos, por exemplo, viajam para reencontrar seus pais e avós para confraternizar. Essa festa ganhou grande dimensão, mas o verdadeiro significado permanece. Viva São João!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário