Robô coreano é suspenso temporariamente por falas racistas e discriminatórias
A personagem Lee Ludam e teria enviado vulgaridades e falas ofensivas contra a população LGBTQI+, além de ter praticado discurso de ódio
Foto: Reprodução/MK
Nesta terça-feira (12), a personagem Lee Ludam de um chatbot coreano, instalado no Facebook Messenger foi temporariamente suspenso após ser flagrado enviando falas racistas e discriminatórias durante conversas com os usuários.
A robô é desenvolvida pela startup Scatter Lab, e teria enviado vulgaridades e falas ofensivas contra a população LGBTQI+, além de ter praticado discurso de ódio. A empresa desenvolvedora também é acusada de violar a privacidade dos usuários.
As mensagens enviadas pelo robô incluíam palavras como “nojento”, para se referir a lésbicas, e “irmão negro”, termo considerado pejorativo na Coreia do Sul, usado para insultar a população chinesa e negra do país.
Lee Luda também menosprezou pessoas trans em uma resposta, usando a frase “Eca, eu realmente os odeio”
A personagem Lee Luda foi lançada em dezembro do ano passado e foi projetada para ser uma estudante universitária de 20 anos, e fã do grupo feminino de k-pop Blackpink, com grande apelo entre o público adolescente.